Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, RENATA VISANI-
dc.date.accessioned2023-01-23T10:32:23Z-
dc.date.available2023-01-23T10:32:23Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25883-
dc.description.abstractThe present work is a psychoanalytical analysis of the book “The Days of Abandonment”, from Italian author Elena Ferrante. Art and feminine are two of psychoanalysis’ subjects of interest, art being a valuable tool for psychoanalytical fundamentals and feminine for having given the tools for the origin of the Freudian theory. Freud gave voice to women who were called hysterics at the time and theorized the psychoanalysis from what he heard. Later, Lacan expanded the Freudian discussion on the theme by saying that the woman is not-whole inserted in the symbolic order, for having castration as a mark in her body since birth. The novel analyzed tells the story of Olga, a woman who was left by her husband who asks for a divorce unexpectedly. From the psychoanalytical theory of the feminine, it was possible to see in the present work the relation between Lacan’s aphorism that woman does not exist, the position of the masquerade and female devastation expressed by Ferrante’s character. That way, Olga’s histories, her episode of devastation after the loss of love and her position on relationships with the Other illustrate the possibility - and many times need - to create a possible femininity from nothing, which is directly linked to being a woman.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-23T10:32:23Z No. of bitstreams: 1 TCC Renata Visani (2).pdf: 603416 bytes, checksum: 8a127f2cd98166d658594a14cb876e90 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T10:32:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Renata Visani (2).pdf: 603416 bytes, checksum: 8a127f2cd98166d658594a14cb876e90 (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPsicanálise, feminino, devastação, feminilidade, literaturapt_BR
dc.titleO nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanálisept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leon, Adriano Azevedo Gomes de-
dc.description.resumoO presente trabalho constitui-se enquanto uma análise psicanalítica da obra “Dias de Abandono”, da autora italiana Elena Ferrante. Arte e feminino são dois temas que concernem fortemente à psicanálise, a arte enquanto ferramenta valiosa para os fundamentos psicanalíticos e o feminino por ter dado ferramentas para a origem da teoria freudiana. Freud deu voz às mulheres chamadas de histéricas em sua época e teorizou a psicanálise por meio do que ouviu. Mais tarde, Lacan ampliou a discussão freudiana acerca do tema ao trazer que a mulher é nãotoda inserida no simbólico, por ter a castração enquanto marca em seu corpo desde o nascimento. O romance analisado conta a história de Olga, mulher abandonada pelo marido que pede o divórcio inesperadamente. A partir da teoria psicanalítica acerca do feminino, foi possível observar no presente trabalho a relação entre o aforismo lacaniano de que A mulher não existe, a posição da mascarada e a devastação feminina exprimidas através da personagem de Ferrante. Dessa maneira, as histórias de Olga, sua passagem pelo episódio de devastação após a perda de amor e sua posição nas relações com o Outro ilustram a possibilidade - e muitas vezes necessidade - de criar uma feminilidade possível a partir do nada relacionado diretamente ao ser mulher.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Renata Visani (2).pdf589,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.