Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cícera Natália Ladislau dos-
dc.date.accessioned2023-01-23T13:34:09Z-
dc.date.available2023-01-13-
dc.date.available2023-01-23T13:34:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25903-
dc.description.abstractOstudent engagement during the formative process, particularly in Higher Education, is of paramount importance for the development of student autonomy and for the active participation of the student in his/her own learning. Engaging in your own training process is a complex factor that involves different elements, contexts and possibilities. Thus, this Course Completion Work (TCC) has as its central objective: to analyze engagement from the perspective of students completing the Pedagogy Course at Campus I of the Federal University of Paraíba. In addition, the research has the following specific objectives: to map the strategies used by the students to monitor the course's curricular and extracurricular activities; and reflect on the challenges and possibilities for training commitment from the perspective of graduates of the Pedagogy Course. From the methodological point of view, to achieve the proposed objectives, a qualitative and quantitative research was developed, in whichthe production of empirical materialwas carried out through the application of a virtual questionnaire, through a form on Google Forms, directed to graduating Pedagogy students, in the time frame of the period 2021.2. As a result, it is possible to see that engagement is an important strategy to promote learning, academic involvement and student retention. Even the students completing the Pedagogy Course, participants in this research, recognize engagement as a factor that makes a difference in the training process, however they point out that it is a great challenge for them to remain engaged in university life with so many social and economic difficulties that cross them. In this sense, we believe that Pedagogy professionals are fundamental to promoting education with social quality and, therefore, we reinforce the importance of receiving solid training, which necessarily demands.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-23T13:34:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CNLS13012023.pdf: 2896647 bytes, checksum: 44a68f4409e12d86bea78f610d3be963 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-23T13:34:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CNLS13012023.pdf: 2896647 bytes, checksum: 44a68f4409e12d86bea78f610d3be963 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngajamento acadêmicopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEngajamento acadêmico na perspectiva dos/as concluintes do curso de Pedagogia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Félix da-
dc.description.resumoO engajamento acadêmico no processo formativo, particularmente na Educação Superior, é de suma importância para o desenvolvimento da autonomia discente e para a participação ativa do/a estudante em sua própria aprendizagem. Contudo, engajar-se em seu próprio processo formativo é um fator complexo que envolve diferentes elementos, contextos e possibilidades. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central: analisar o engajamento na perspectiva dos/as estudantes concluintes do Curso de Pedagogia do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Além disso, a pesquisa tem como objetivos específicos: mapear as estratégias acionadas pelos/as discentes para acompanhar as atividades curriculares e extracurriculares do curso; e refletir sobre os desafios e possibilidades para o comprometimento formativo na perspectiva dos/as concluintes do Curso de Pedagogia. Do ponto de vista metodológico, para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, na qual a produção do material empírico foi efetivada por meio da aplicação de um questionário virtual, via formulário no Google Forms, direcionado aos/as estudantes concluintes de Pedagogia, no recorte temporal do período de 2021.2. Como resultado, é possível perceber que o engajamento é uma estratégia importante para promover aprendizagem, envolvimento acadêmico e permanência estudantil. Inclusive, os/as estudantes concluintes do Curso de Pedagogia, participantes desta pesquisa, reconhecem o engajamento como um fator que faz diferença no processo formativo, entretanto apontam que é um grande desafio para eles/as manterem-se engajados/as na vida universitária com tantas dificuldades sociais e econômicas que lhes atravessam. Nesse sentido, consideramos que os/as profissionais da Pedagogia são fundamentais para promover educação com qualidade social e, por isso, reforçamos a importância de receberem formação sólida, o que demanda, necessariamente, engajamento acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNLS13012023.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons