Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25906
Tipo: TCC
Título: Educação e pandemia da Covid-19: uma análise sobre o trabalho de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de João Pessoa
Autor(es): Neves, Laryssa Cristina Cavalcante das
Primeiro Orientador: Ramos, Isolda Ayres Viana
Resumo: Aproveitando o contexto pandêmico dos anos 2019, 2020 e 2021 derivado do coronavírus que tornou todo o cotidiano diferente e trouxe ao trabalho docente uma nova realidade educacional, este trabalho tem por objetivo analisar as ações de professores1 de uma escola municipal de João Pessoa, no Estado da Paraíba, durante as aulas na modalidade remota emergencial no ano de 2020, buscando compreender o contexto pandêmico na sociedade e sua chegada nas escolas, identificar quais mudanças ocorreram com o impacto da pandemia no âmbito educacional, destacar as dificuldades dos docentes perante as ministrações das aulas remotas emergenciais, relatar aprendizagens adquiridas pelos professores durante as aulas remotas emergenciais, discutir sobre as condições de acompanhamento da aprendizagem dos alunos através das aulas remotas e mapear o nível de satisfação dos docentes com relação ao ensino remoto. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico e digital, tendo como base teórica Saviani e Galvão (2021), Brito et al. (2020), Bueno (2021), entre outros autores, além da legislação vigente, relatórios, artigos científicos e notícias divulgadas por órgãos públicos, e também teve uma base qualitativa, com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O recolhimento dos dados foi feito através da plataforma Google Forms2, com perguntas envolvendo as dificuldades encontradas pelos docentes ao ministrar as aulas na modalidade remota emergencial, os impactos mais explícitos, a utilização das tecnologias, quais plataformas e/ou aplicativos os professores usaram e se as plataformas e/ou os aplicativos funcionaram de maneira satisfatória no ponto de vista do professor. A partir deste estudo, foi possível comprovar que os professores passaram por inúmeras adversidades, tendo que modificar suas ações e planejamentos pedagógicos. As avaliações não puderam ser do mesmo formato que as aulas presenciais e a interação com os alunos existiu através de uma tela ou de um papel. As dificuldades foram assustadoras, tendo em vista que a tecnologia era o maior obstáculo. Contudo, os aprendizados foram essenciais para que a jornada fizesse sentido e auxiliasse os professores em uma nova conduta educacional. Nessa perspectiva, ficou comprovado a importância de estar em constante evolução profissional, dado que se fez necessário estar familiarizado com as tecnologias e os professores não possuíam tais competências. É urgente uma formação continuada atualizada e o apoio dos governantes.
Abstract: Taking advantage of the pandemic context of the years 2019, 2020 and 2021 derived from the coronavirus that made everyday life different and brought a new educational reality to teaching work, The objective of this work is to analyze the actions of teachers3 at a municipal school in João Pessoa, in the State of Paraiba, during classes in remote emergency mode in the year 2020, seeking to understand the pandemic context in society and its arrival in schools, identify what changes occurred with the impact of the pandemic in the educational field, detach the difficulties of teachers in the face of emergency remote classes, report learning acquired by teachers during emergency remote classes, discuss the conditions for monitoring student learning through remote classes and map the level of satisfaction of the teachers in relation to remote teaching. In this work, a bibliographical and digital research was carried out based on theory Saviani and Galvão (2021), Brito, et al. (2020), Bueno (2021), among other authors, also had a qualitative basis, with teachers from the Early Years of Elementary School. Data collection was done through the Google Forms4 platform, with questions involving the difficulties encountered by teachers when teaching classes in the emergency remote modality, the most explicit impacts, the use of technologies, which platforms and/or applications the teachers and if the platforms and/or applications worked satisfactorily from the teacher's point of view. From this study, it was possible to prove that the teachers went through numerous adversities, modifying their actions and pedagogical plans. Evaluations could not be in the same format as face-to-face classes and the interaction with the students existed through a screen or a piece of paper. The difficulties were scared, given that technology was the biggest obstacle. However, learning was essential for the journey to make sense and help teachers in a new educational conduct. In this perspective, the importance of being in constant professional evolution was proven, given that, it was necessary to be familiar with the technologies and the teachers did not have such skills. Up-to-date continuing education is urgently needed and the support of governments.
Palavras-chave: Pandemia - Covid-19
Ensino remoto
Ensino fundamental - anos iniciais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25906
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCCN13012023.pdf624,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons