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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25907
Tipo: | Dissertação |
Título: | Memória de trabalho visual: análise em crianças com e sem Transtorno do Espectro Autista |
Autor(es): | Melo, Carolina Cândido do Vale |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra Silva Moita |
Resumo: | As funções executivas são habilidades que, integradas e complementares, possibilitam ao sujeito organizar seu comportamento a fim de atingir determinada meta. Dentre estas se encontra a memória de trabalho, que promove o armazenamento ativo e temporário de informações utilizadas durante a realização de uma atividade. Um tipo específico refere-se à memória de trabalho visual, responsável por armazenar e manusear informações visuais relevantes durante um curto espaço de tempo. Esta última habilidade pode apresentar especificidades com relação aos indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista, cuja patologia é de caráter neurodesenvolvimental, podendo afetar as competências sociais, comportamentais e de comunicação do sujeito. Os resultados quanto à memória de trabalho visual no público com Transtorno do Espectro Autista são discrepantes e deste modo apontam espaços a serem pesquisados dentro desta temática. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar o desempenho em memória de trabalho visual de crianças com e sem Transtorno do Espectro Autista. Participaram 44 crianças, divididas em dois grupos (GT – grupo controle e GTEA – grupo com transtorno), na faixa etária dos 6 aos 10 anos, e os instrumentos utilizados foram “Desenho da Figura Humana (DFH)”, Parecer clínico, “Escala de Avaliação do Autismo Infantil – CARS-BR (adaptada da Childhood Autism Rating Scale – CARS), Entrevista clínica e questionário sociodemográfico, “Perfil Sensorial 2” e a “Tarefa Informatizada de Memória de Trabalho para Crianças” (TIMTraC). Após a coleta dos dados, estes passaram por análise estatística através do pacote de análises estatísticas Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 21). Foi observado que não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos, mas os resultados descritivos isolados apontaram que o GT apresentou melhor desempenho comparado ao GTEA. Neste sentido, foi possível indicar um perfil executivo da memória de trabalho visual em crianças de 6 a 10 anos com Transtorno do Espectro Autista em relação às crianças em desenvolvimento típico. |
Abstract: | Executive functions are skills that, integrated and complementary, enable the subject to organize their behavior in order to achieve a certain goal. Among these is the working memory, which promotes the active and temporary storage of information used during the performance of an activity. A specific type refers to visual working memory, responsible for storing and handling relevant visual information for a short time. This last skill may present specificities in relation to individuals with Autism Spectrum Disorder, whose pathology is of a neurodevelopmental character, and may affect the subject's social, behavioral and communication skills. The results regarding the visual working memory in the public with Autism Spectrum Disorder are discrepant and thus indicate spaces to be researched within this theme. In this sense, the present study aimed to analyze the performance in visual working memory of children with and without Autism Spectrum Disorder. 44 children participated, divided into two groups (GT - control group and GTEA - group with disorder), aged 6 to 10 years, and the instruments used were "Human Figure Drawing (DFH)", Clinical Opinion, "Scale Assessment of Child Autism - CARS-BR (adapted from the Childhood Autism Rating Scale - CARS), Clinical interview and sociodemographic questionnaire, “Sensory Profile 2” and the “Computerized Working Memory Task for Children” (TIMTraC). After data collection, they underwent statistical analysis through the statistical analysis package Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, version 21). It was observed that there was no statistically significant difference between the groups, but the isolated descriptive results pointed out that the GT presented a better performance compared to the GTEA. In this sense, it was possible to indicate an executive profile of visual working memory in children aged 6 to 10 years with Autism Spectrum Disorder in relation to children in typical development. |
Palavras-chave: | Memória visual Autismo Neuropsicologia Visual memory Autism Neuropsychology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25907 |
Data do documento: | 30-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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