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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25919
Tipo: TCC
Título: A importância da experimentação no ensino de química e os desafios presentes durante o ensino remoto emergencial
Autor(es): Tomaz, Susiely Silva
Primeiro Orientador: Fonseca, Maria Gardênnia da
Resumo: A crise sanitária decorrente da disseminação do vírus SARS-CoV-2, teve consequências significativas em inúmeros setores da sociedade, inclusive no campo educacional. Esses impactos refletiram em todos os níveis da educação básica, em especial no ensino médio, afetando principalmente o aprendizado das disciplinas que fazem parte do grupo das ciências exatas, como a química. Por carregar o estereótipo de uma ciência abstrata, o ensino da química requer o apoio da experimentação no entendimento de muitos conteúdos. Entretanto, devido a pandemia e a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), as atividades práticas ficaram inviáveis e as ferramentas digitais, até então pouco utilizadas, ganharam notoriedade. Nesse sentido, este trabalho teve o objetivo de analisar como o ERE afetou as aulas experimentais de química durante o ensino médio em uma escola pública na cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa foi de abordagem quali-quantitativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado, aplicado com os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio. No que diz respeito a análise dos resultados, ambas as turmas concordam que foram prejudicadas com a transição do ensino presencial para o remoto, resultando em dificuldades significativas na aprendizagem. Na concepção dos discentes, a experimentação se configura como um recurso fundamental para compreensão efetiva dos assuntos abordados na aula e diante dessa ausência, as práticas foram acompanhadas, em sua maioria, por vídeos selecionados do YouTube. Contudo, apesar da existência e dos benefícios dos simuladores, como os laboratórios virtuais, esse método não foi utilizado durante o ERE em nenhuma das turmas, mesmo com uma parcela significativa dos estudantes tendo acesso à internet, computador e/ou celular. Nesse contexto, essa pesquisa possibilitou uma reflexão acerca da importância da experimentação e seus desafios durante a pandemia, além da necessidade de investimentos na formação dos professores, com relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
Abstract: The health crisis resulting from the spread of the SARS-CoV-2 virus has had significant consequences in numerous sectors of society, including the educational field. These impacts reflected at all levels of basic education, especially in secondary educatio n, mainly affecting the learning of disciplines that are part of the group of exact sciences, such as chemistry. By carrying the stereotype of an abstract science, the teaching of chemistry requires the support of experimentation in the understanding of many contents. However, due to the pandemic and the implementation of the ERE, practical activities became unfeasible and digital tools, hitherto little used, gained notoriety. In this sense, this work aimed to analyze how the ERE affected experimental chemistry classes during high school in a public school in the city of João Pessoa-PB. The research has a qualiquantitative approach and the data collection instrument was a semi-structured questionnaire, applied with the students of the 2nd and 3rd year of high school. With regard to the analysis of the results, both classes agree that they were harmed by the transition from face-to-face to remote teaching, resulting in significant difficulties in learning. In the students' conception, experimentation is configured as a fundamental resource for the effective understanding of the subjects addressed in class and, given this absence, the practices were accompanied, for the most part, by videos selected from YouTube. However, despite the existence and benefits of simulators, such as virtual laboratories, this method was not used during the ERE in any of the classes, even with a significant portion of students having access to the internet, computer and/or cell phone. In this context, this research enabled a reflection on the importance of experimentation and its challenges during the pandemic, in addition to the need for investments in teacher training, regarding the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC).
Palavras-chave: Ensino de química
Ensino remoto emergencial
Experimentação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25919
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Química

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