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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25924
Tipo: TCC
Título: Fenótipo digital da saúde parental de mães estudantes em meio acadêmico
Autor(es): Pereira, Gabriela Gomes
Primeiro Orientador: Lopez, Luiz Carlos Serramo
Resumo: A maternidade é um momento único e especial para diversas mães, cercado por alegrias e descobertas, mas também de muitos desafios. Diversas mulheres precisam conciliar o maternar com o trabalho, estudos, amigos, família e tantas outras demandas cotidianas, tudo ao mesmo tempo. A rápida mudança e a necessidade de adaptação a uma nova rotina, somado a falta de tempo, podem interferir em suas relações parentais e estudantis. Diante de tantas descobertas e mudanças, a tecnologia pode ser um aliado nesse aspecto. Ao utilizar um simples smartphone, é possível quantificar dados fisiológicos que auxiliem a explorar e refletir como o indivíduo se comporta em determinadas situações, como o exemplo das mães e suas infinitas demandas, somado a momentos de estresse e ansiedade. O presente trabalho visa compreender algumas nuances do impacto fisiológico e aspectos psicoemocionais de fatores, como o estresse e ansiedade, que podem interferir na fala e nas relações parentais de mulheres que são mães e estudantes de graduação e/ou pós-graduação. A pesquisa se enquadra no caráter quanti-qualitativo e contou com 12 mães estudantes de vários cursos de graduação e pós-graduação. Inicialmente, foi realizada uma coleta de dados online utilizando o questionário Sociodemográfico e a Escala de Estresse, Ansiedade e Depressão (DASS-21), com a finalidade de investigar a percepção de sintomas fisiológicos de estresse, ansiedade e depressão. Em seguida, a partir de entrevistas, via aplicativo whatsapp, foi possível adquirir dados para correlacionar a velocidade da fala carac/s com os níveis de estresse, ansiedade e depressão. Como resultado, a maioria das mães demonstraram sintomas normais, leves e moderados para estresse e ansiedade, enquanto uma menor parcela apresentou níveis severos para ansiedade e depressão. Sobre a correlação, foi possível identificar que as mães que apresentaram uma maior velocidade em suas falas, demonstraram maiores índices de estresse, ansiedade e depressão, enquanto que as mães que apresentaram menor velocidade em suas falas, menor foram os índices de estresse, ansiedade e depressão. Por fim conclui-se que é importante se olhar para esse grupo de pessoas na sociedade, pois a reflexão sobre seu bem estar acarreta na saúde e bem estar de toda a sociedade.
Abstract: Motherhood is a unique and special moment for many mothers, surrounded by joys and discoveries, but also by many challenges. Several women need to reconcile motherhood with work, studies, friends, family and many other daily demands, all at the same time. The rapid change and the need to adapt to a new routine, added to the lack of time, can interfere with their parental and student relationships. Faced with so many discoveries and changes, technology can be an ally in this regard. By using a simple smartphone, it is possible to quantify physiological data that help to explore and reflect on how the individual behaves in certain situations, such as the example of mothers and their endless demands, added to moments of stress and anxiety. The present work aims to understand some nuances of the physiological impact and psycho-emotional aspects of factors, such as stress and anxiety, which can interfere with the speech and parental relationships of women who are mothers and undergraduate and/or graduate students. The research fits in the quantitative and qualitative character and had 12 student mothers from various undergraduate and graduate courses. Initially, an online data collection was carried out using the sociodemographic questionnaire and the Stress, Anxiety and Depression Scale (DASS-21), in order to investigate the perception of physiological symptoms of stress, anxiety and depression. Then, from interviews, via whatsapp application, it was possible to acquire data to correlate speech rate carac/s with levels of stress, anxiety and depression. As a result, most mothers showed normal, mild and moderate symptoms for stress and anxiety, while a smaller portion showed severe levels for anxiety and depression. About the correlation, it was possible to identify that the mothers who presented a higher speed in their speeches, demonstrated higher levels of stress, anxiety and depression, while the mothers who presented a lower speed in their speeches, lower were the rates of stress, anxiety and depression. depression. Finally, it is concluded that it is important to look at this group of people in society, as a reflection on their well-being entails the health and well-being of society as a whole.
Palavras-chave: Ansiedade
Estresse
Depressão
Velocidade da fala
Anxiety
Stress
Depression
Parenting
Speech rate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25924
Data do documento: 19-Dez-2022
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