Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25928
Tipo: TCC
Título: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: UMA ANÁLISE AUTORREFLEXIVA SOBRE OS RELATOS
Autor(es): CORDEIRO, CLAUDIA FUMIE OIKAWA
Primeiro Orientador: Farias , Jailine Mayara Sousa de
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar as experiências vivenciadas por uma discente do Programa da Residência Pedagógica (PRP), que no caso é a autora da pesquisa, professora em formação inicial do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal da Paraíba, através da análise de 11 recortes de relatos reflexivos elaborados no período de 2018-2019, durante sua participação no programa. Neste trabalho, focaremos nas experiências em uma das escolas localizadas em Bayeux, em cujas atividades participamos ativamente. Para tanto, a fundamentação teórica baseou-se nos autores Nóvoa (1999), Tardif (2002), Guimarães (2011), entre outros. Adotamos a metodologia qualitativa e a pesquisa documental a partir de relatos reflexivos para a construção do presente trabalho. Tendo o Programa da Residência Pedagógica como objetivo a formação de professores através da imersão no ambiente escolar e com intuito de aproximar a Universidade das escolas públicas, o objeto de estudo é investigar as contribuições do programa para a formação dos professores de espanhol, bem como apresentar reflexões sobre o processo de ensino e formação de professores de espanhol e as complexidades da profissão. Apresentamos a experiência vivida, levando à prática reflexiva sobre os saberes docentes e os desafios na construção identitária com foco na formação inicial. O estudo contribuiu para ratificar a importância dos programas de formação de professores, com o propósito de incentivar as práticas docentes, fortalecendo o vínculo entre as universidades e as escolas de educação básica.
Abstract: Esta investigación se propone analizar las experiencias vividas por una alumna del Programa de Residencia Pedagógica (PRP), que en este caso también es la autora del trabajo y docente de formación inicial del curso de Letras Español de la Universidad Federal de Paraíba, a través del análisis de 11 informes reflexivos elaborados durante su participación en el programa, en el período 2018-2019. En este trabajo, nos centramos en las experiencias de una de las escuelas ubicadas en Bayeux, en cuyas actividades participamos activamente. Para dar fundamentación teórica a esta investigación nos basamos en los autores Nóvoa (1999), Tardif (2002), y Guimarães (2011), entre otros. Además, adoptamos la metodologia cualitativa y la investigación documental a partir de relatos reflexivos. Considerando que el Programa de Residencia Pedagógica tiene como objetivo la formación de profesores a través de la inmersión en el ambiente escolar, y con la intención de acercar la universidad a las escuelas públicas, el objetivo de nuestro estudio es investigar las contribuciones del Programa en la formación de los profesores de español y reflexionar sobre el proceso de enseñanza y formación de estos docentes y también sobre las complejidades de la profesión. Para ello, presentamos las experiencias vividas, llevando a la reflexión acerca de los saberes docentes y los desafíos en la construcción identitaria con foco en la formación inicial. Nuestro estudio ratifica la importancia de los programas de formación de profesores, con el propósito de incentivar las prácticas docentes y fortalecer el vínculo entre las universidades y escuelas de la educación básica.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica; Formação docente; Língua espanhola.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25928
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIA FUMIE OIKAWA CORDEIRO 2.pdf376,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.