Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ginaldo José Alves da-
dc.date.accessioned2023-01-24T12:04:35Z-
dc.date.available2023-01-16-
dc.date.available2023-01-24T12:04:35Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25948-
dc.description.abstractThe aim of this work is to understand the phenomenon that in psychoanalysis iscalled transference, how it is presented in the pedagogical relationship, especially in the teacher/student relationship, how it is installed, its possible consequences and its influences on learning. The theme has bibliographical research as methodology, supported by theoretical bases of education and psychoanalysis theory. It seeks to show that, as every educational action is, aboveall, a human/social, intersubjective, affective relationship it is not restricted to the domain of reason/cognition; at all times it is linked to unconscious processes, which positively or negatively affect teacher/student relationships and, consequently, learning experiences. The work intends to present the relevance of this perspective for discussion as about a possibility of mediation of pedagogical actions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-24T12:04:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GJAS16012023.pdf: 1254051 bytes, checksum: e85adeff71aa73915c47a620c767f1f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T12:04:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GJAS16012023.pdf: 1254051 bytes, checksum: e85adeff71aa73915c47a620c767f1f6 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectRelação pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagenspt_BR
dc.subjectTranferência - psicanálisept_BR
dc.titleA transferência na relação pedagógica: um olhar à luz da psicanálisept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Olegário, Maria da Luz-
dc.description.resumoO trabalho que se apresenta tem por objetivo compreender o fenômeno que, na Psicanálise é chamado transferência, como esta se apresenta na relação pedagógica, especialmente, na relação professor (a) aluno (a), como se instalam seus possíveis desdobramentos e suas influências nas aprendizagens. A pesquisa é bibliográfica, portanto, apoiada em bases teóricas da Educação e da Psicanálise. Busca evidenciar que,sendo toda ação educativa, antes de tudo, uma relação humana/social, intersubjetiva, afetiva, não é restrita ao domínio da razão/cognição; a todo momento está vinculada à processos inconscientes, que afetam de maneira positiva ou negativa as relações docentes/discentes e, por consequência as experiências de aprendizagens. O trabalho intenciona apresentar a relevância dessa perspectiva para discussão e como sobre se faz possibilidade de mediação das ações pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GJAS16012023.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons