Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPATRÍCIO, MAGNA FÉLIX DA SILVA-
dc.date.accessioned2023-01-24T12:17:19Z-
dc.date.available2023-01-24T12:17:19Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25950-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the productions of School Psychology directed to professional education in Federal Institutes. The focuses include contemporary professional performance, mainly aimed at mediating the teaching-learning-development process of students. The methodology comprises an integrative review of the scientific literature of the last 10 years, based on scientometric and bibliometric techniques. The searched databases were Scielo, Pepsic, BDTD, IndexPsi and Periódicos Capes. The results allow us to perceive a progress in the work of Critical School Psychology in the Federal Institutes, however, there are still marked trends of an adaptive, clinical and individualizing nature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-24T12:17:19Z No. of bitstreams: 1 TCC APROVado.pdf: 554426 bytes, checksum: 3385db7fe6a9f5e7ebce413c5f7695f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T12:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC APROVado.pdf: 554426 bytes, checksum: 3385db7fe6a9f5e7ebce413c5f7695f8 (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional; Instituto Federal; Psicologia Escolar.pt_BR
dc.titleAtuação de Psicólogos nos Institutos Federais Brasileiros: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Henrique Jorge Simões-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo averiguar as produções da Psicologia Escolar direcionadas à educação profissional nos Institutos Federais. Os focos compreendem a atuação profissional contemporânea, principalmente dirigida à mediação do processo de ensino-aprendizagemdesenvolvimento dos estudantes. A metodologia compreende uma revisão integrativa da literatura científica dos últimos 10 anos, a partir de técnicas cientométricas e bibliométricas. As bases de dados pesquisadas foram Scielo, Pepsic, BDTD, IndexPsi e Periódicos Capes. Os resultados permitem perceber um avanço na atuação da Psicologia Escolar Crítica nos Institutos Federais, contudo, ainda persistem tendências marcantes de caráter adaptacionista, clínico e individualizante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC APROVado.pdf541,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.