Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Andresa de Almeida-
dc.date.accessioned2023-01-24T14:09:33Z-
dc.date.available2023-01-17-
dc.date.available2023-01-24T14:09:33Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25958-
dc.description.abstractIn March 2020, the first cases of COVID-19 were detected in Brazil, and in order to avoid the dissemination of the coronavirus disease, the World Health Organization (WHO) indicated social isolation; as a result, society had to undergo new adaptations. Schools had to find methodologies that would reach students in emergency remote education, families; on the other hand, had to overtake new responsibilities because their homes became classrooms. Therefore, it is important to analyze in which way the relationship between family and school took place, with the aim of ensuring children’s literacy during remote education. For that, a research was carried out at the Municipal School Américo Falcão, located in the city of João Pessoa, Paraíba. The research had seven explanatory questions that were applied to five teachers of the literacy circle. It was observed from teachers’ responses that there was no proper family partnership with the school in the pandemic context, affecting this way, the teaching-learning process of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-24T14:09:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAL17012023.pdf: 542944 bytes, checksum: 7d202c2c202daecffd8524b720b6503f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T14:09:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAL17012023.pdf: 542944 bytes, checksum: 7d202c2c202daecffd8524b720b6503f (MD5) Previous issue date: 2022-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleRelação família e escola no contexto da pandemia – desafios da alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Ildo Salvino de-
dc.description.resumoEm março de 2020, foram detectados os primeiros casos da COVID-19 no Brasil, e, para que a disseminação do coronavírus fosse evitada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou o isolamento social, com isso, a sociedade precisou passar por adaptações. As escolas tiveram que encontrar metodologias que alcançassem os alunos no ensino remoto emergencial, às famílias, por sua vez, precisaram assumir novas responsabilidades pois suas casas se tornaram salas de aula. Deste modo, é importante analisar de que forma se deu a relação entre a família e a escola com o objetivo de garantir a alfabetização das crianças durante o ensino remoto. Para isso, foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal Américo Falcão, localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa contou com sete perguntas exploratórias que foram aplicadas a cinco professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observou-se, a partir das respostas das alfabetizadoras, que não houve a parceria da família com a escola durante o contexto pandêmico da forma que era esperado, influenciando, assim, no processo de ensino- aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAL17012023.pdf530,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons