Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Ânis Alves de Lira-
dc.date.accessioned2017-10-17T16:36:35Z-
dc.date.available2017-10-17T16:36:35Z-
dc.date.issued2016-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2595-
dc.description.abstractWithout abstract in englishpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laerte Pereira da Silva Júnior (laerte@cchla.ufpb.br) on 2017-10-17T16:36:35Z No. of bitstreams: 1 AALC30062016.pdf: 2654157 bytes, checksum: a0665a9a2eff41365b88c30a9716d626 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-17T16:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AALC30062016.pdf: 2654157 bytes, checksum: a0665a9a2eff41365b88c30a9716d626 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEnsino de línguapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA variação linguística presente no livro didático de portuguêspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro-
dc.description.resumoNos dias atuais, é de fundamental importância que se tenha a consciência de que o ensino de Português não deve ser pautado apenas na transmissão de regras gramaticais, pois os falantes que fazem uso da língua portuguesa têm uma diversidade cultural, ideológica, social e econômica que foge do controle daqueles que querem impor uma norma dita como a única correta e aceitável. O livro didático é um instrumento de suma importância quando se busca uma mudança de parâmetro, já que auxilia o docente no desenvolver de sua prática. Diante desse pressuposto, objetiva-se descrever e analisar o livro didático “Português: Literatura, Gramática e Produção Textual”, de Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano (2010), voltado para o Ensino Médio, no que tange às discussões sobre uma metodologia sociolinguística de ensino de língua portuguesa. Pretende-se, dessa forma, contribuir para a discussão do uso do material didático sob um viés sociolinguístico, e, consequentemente, como este pode servir de auxílio ao trabalho pedagógico do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AALC30062016.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.