Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25965
Tipo: TCC
Título: A NORMA (O)CULTA NOS LIVROS DIDÁTICOS, UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): SILVA, RAMON DE SOUZA
Primeiro Orientador: Mello, Fernanda Rosário de
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar o emprego das terminologias utilizadas em uma coleção de livro didático de Português/Ensino Fundamental Anos Finais para se referir à “língua” ensinada e, consequentemente, à norma linguística adotada na coleção. Diante disso, faz parte das investigações a verificação da terminologia referente à variação linguística e à norma, conceito diverso, abrangendo norma-padrão, normas cultas, normas populares, norma ‘curta’ e norma ‘oculta’. O material fonte de nossos dados é coleção de livro didático Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem (2018), de Ormundo e Siniscalchi. A fim de alcançar nosso objetivo geral de análise, também discutiremos se a coleção de fato comtempla as variedades de prestígio nas atividades ou apenas considera a língua como sendo o ideal linguístico da norma-padrão, disfarçada de uma suposta norma culta, por meio de uma norma oculta, que se revela, ao final, apenas uma norma curta em língua portuguesa. Para guiar nosso trabalho, utilizamos os aportes teóricos de Bagno 2007; 2013), Faraco (2008) e outros. A metodologia segue a abordagem descritiva e qualitativa, por meio de estratégias interpretativista do material em análise. Os resultados apontaram que, apesar de a coleção tentar separar conceitualmente a norma-padrão da norma culta/variedades de prestígio, a mesma não só considera o modelo prescritivo da língua como integrante das variedades de prestígio, como também faz amplo uso da norma-padrão nas atividades.
Abstract: The presente work of conclusion of the course aims to analyze the use of terminologies used in a textbook collection to refer to the “language” they intend to teach. Therefore, part of the investigations will be to verify the terminology referring to linguistic variation and the conception of language (Variation, variety, variant, standard norm and standard variety or standard language, cultured norm and standard norm, etc.) that is being used in the textbook collection is linked in language: reading, text production and language (2018), by Ormundo and Siniscalchi. Furthermore, it will also be analyzed whether the collection in fact contemplates the varieties of prestige in the activities, or just considers the language as the linguistic ideal of the standard norm. To guide our work, we used the theoretical contributions of: Bagno (2007;2013) and Faraco (2008). The Methodology follows the descriptive and qualitative approach. The results showed that, despite the collection trying to conceptually separate the standard norm from the cultured norm/prestige varieties, the collection not only considers the prescriptive model of the language as an integral part of the prestige varieties but also makes use of the standard norm in the activities of linguistic analysis.
Palavras-chave: Variação linguística; Norma-padrão; Sociolinguística educacional; Norma (o)culta; Norma curta
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25965
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Ramon- Final.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.