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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25987
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Alves, Marianna Vieira de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T12:51:44Z | - |
dc.date.available | 2023-01-11 | - |
dc.date.available | 2023-01-26T12:51:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25987 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the training of students of the pedagogy course at the Federal University of Paraíba.for the future exercise of teaching in an inclusive perspective. For the quantitative and qualitative research, an online Google Forms form was used as a data collection methodology, applied with 10 students from the UFPB pedagogy course, attending from the 7th period and who opted for the area of special education as an area of deepening. Subsequently, we point out how people with disabilities were seen by society in the past years, in addition to the growing number of students enrolled as belonging to the target audience of special education, as well as the legal frameworks of Brazilian legislation regarding special education and points that provided for the practice of inclusive education. With the research, it was considered that the evaluation of the students, for the most part, was considered satisfactory, however, with some needs for improvement. Consecutive to the analyzed study, the importance of dealing with the initial teacher training of teachers in the area of special education was evidenced, since the advisees of this training will have pedagogical practices to be trained with an inclusive education in mind. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-26T12:51:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVLA11012023.pdf: 1059146 bytes, checksum: fad5d50eb49ee378e87dea804199035b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-26T12:51:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVLA11012023.pdf: 1059146 bytes, checksum: fad5d50eb49ee378e87dea804199035b (MD5) Previous issue date: 2022-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação docente inicial | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | A educação de estudantes público alvo da educação especial em João Pessoa: um olhar acerca da formação docente inicial | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Farias, Adenize Queiroz de | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar a formação dos estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, para o futuro exercício da docência numa perspectiva inclusiva. Para a pesquisa quanti-qualitativa, foi utilizado como metodologia de coleta de dados, um formulário online do Google Forms, aplicado com 10 estudantes do curso de pedagogia da UFPB, cursando a partir do 7º período e que tivessem optado pela área da educação especial como área de aprofundamento. Posteriormente, pontuamos como as pessoas com deficiência eram vistas pela sociedade nos anos passados, além do crescente número de alunos matriculados como pertencentes ao público alvo da educação especial, como também, os marcos legais da legislação brasileira referente a educação especial e pontos que contribuem para a prática da educação inclusiva. Com a pesquisa, percebemos que a avaliação das estudantes, em sua maioria, foi considerada satisfatória, no entanto, com algumas necessidades de melhorias. Consecutivo ao estudo analisado, foi evidenciado a importância de tratar sobre a formação docente inicial dos futuros professores da área da educação especial, pois oriundo dessa formação teremos as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas, tendo em mente, uma educação inclusiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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