Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Marianna Vieira de Lima-
dc.date.accessioned2023-01-26T12:51:44Z-
dc.date.available2023-01-11-
dc.date.available2023-01-26T12:51:44Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25987-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the training of students of the pedagogy course at the Federal University of Paraíba.for the future exercise of teaching in an inclusive perspective. For the quantitative and qualitative research, an online Google Forms form was used as a data collection methodology, applied with 10 students from the UFPB pedagogy course, attending from the 7th period and who opted for the area of special education as an area of deepening. Subsequently, we point out how people with disabilities were seen by society in the past years, in addition to the growing number of students enrolled as belonging to the target audience of special education, as well as the legal frameworks of Brazilian legislation regarding special education and points that provided for the practice of inclusive education. With the research, it was considered that the evaluation of the students, for the most part, was considered satisfactory, however, with some needs for improvement. Consecutive to the analyzed study, the importance of dealing with the initial teacher training of teachers in the area of special education was evidenced, since the advisees of this training will have pedagogical practices to be trained with an inclusive education in mind.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-01-26T12:51:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVLA11012023.pdf: 1059146 bytes, checksum: fad5d50eb49ee378e87dea804199035b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-26T12:51:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVLA11012023.pdf: 1059146 bytes, checksum: fad5d50eb49ee378e87dea804199035b (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA educação de estudantes público alvo da educação especial em João Pessoa: um olhar acerca da formação docente inicialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Adenize Queiroz de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a formação dos estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, para o futuro exercício da docência numa perspectiva inclusiva. Para a pesquisa quanti-qualitativa, foi utilizado como metodologia de coleta de dados, um formulário online do Google Forms, aplicado com 10 estudantes do curso de pedagogia da UFPB, cursando a partir do 7º período e que tivessem optado pela área da educação especial como área de aprofundamento. Posteriormente, pontuamos como as pessoas com deficiência eram vistas pela sociedade nos anos passados, além do crescente número de alunos matriculados como pertencentes ao público alvo da educação especial, como também, os marcos legais da legislação brasileira referente a educação especial e pontos que contribuem para a prática da educação inclusiva. Com a pesquisa, percebemos que a avaliação das estudantes, em sua maioria, foi considerada satisfatória, no entanto, com algumas necessidades de melhorias. Consecutivo ao estudo analisado, foi evidenciado a importância de tratar sobre a formação docente inicial dos futuros professores da área da educação especial, pois oriundo dessa formação teremos as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas, tendo em mente, uma educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVLA11012023.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons