Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25988
Tipo: TCC
Título: Reinventando o brincar no período remoto emergencial: relato de experiência na brinquedoteca do CE/UFPB
Autor(es): Vasconcelos, Thais Gomes de
Primeiro Orientador: Oliveira, Karen Guedes
Resumo: Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia causada pelo coronavírus ocasionando a doença da COVID-19 que atingiu toda a população mundial. Indicado pela organização de saúde, as pessoas passaram pelo isolamento social, processo que gerou impactos no desenvolvimento humano, uma vez que interação social é tão importante para o desenvolvimento e aprendizagem, segundo a teoria sociocultural de Vygotsky. Como alternativa ao funcionamento da Brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) suas atividades passaram a ser no formato remoto. Desse modo, esse trabalho tem por objetivo geral apresentar às atividades e brincadeiras desenvolvidas no período remoto na Brinquedoteca do CE/UFPB no ano de 2021, e como objetivos específicos: pontuar a história da brinquedoteca do Centro de educação no período de 2003 ao ano de 2021; realizar o levantamento da produção bibliográfica sobre a Brinquedoteca/CE/UFPB; identificar documentos referentes a criação da Brinquedoteca/CE; descrever as atividades realizadas na Brinquedoteca/CE durante a pandemia. Metodologicamente, trata-se de um trabalho qualitativo de caráter bibliográfico e documental que utiliza das anotações e observações pessoais de uma estagiária que exerceu funções na brinquedoteca no auge da pandemia. Por fim, a brinquedoteca mesmo durante o período de isolamento social contribuiu no processo de formação de pessoas interessadas na temática do brincar e sobre brinquedotecas, assim como proporcionou às crianças momentos de interação e diversão ainda que no formato remoto.
Abstract: The year 2020 and 2021 was marked by the pandemic caused by the coronavirus, causing the COVID-19 disease that affected the entire world population. Indicated by the health organization, people went through social isolation, a process that had impacts on human development, since social interaction is so important for development and learning, according to Vygotsky's sociocultural theory. As an alternative to the operation of the Toy Library of the Education Center of the Federal University of Paraíba (UFPB), its activities became remote. Thus, this work has the general objective of presenting the activities and games developed in the remote period at the Toy Library of CE/UFPB in the year 2021, and as specific objectives: to punctuate the history of the Toy Library of the Education Center in the period from 2003 to the year of 2021; carry out a survey of the bibliographical production on Toy Library/CE/UFPB; identify documents referring to the creation of the Toy Library/CE; describe the activities carried out at the Brinquedoteca/CE during the pandemic. Methodologically, it is a qualitative bibliographical and documentary work that uses the notes and personal observations of an intern who worked in the toy library at the height of the pandemic. Finally, the toy library, even during the period of social isolation, contributed to the process of training people interested in the theme of playing and about toy libraries, as well as providing children with moments of interaction and fun, even in a remote format.
Palavras-chave: Brinquedoteca - Centro de Educação
Pandemia - Covid 19
Jogos e brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25988
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TGV11012023.pdf585,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons