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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25994
Tipo: | Dissertação |
Título: | Permanência no ensino superior: uma análise no curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Lins, Laudicéia Teixeira |
Primeiro Orientador: | Diniz, Adriana Valéria Santos |
Resumo: | Esta pesquisa trata da temática da permanência na educação superior a partir da análise de um dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CCS/UFPB): a graduação em Enfermagem. Para tanto, analisou os fatores que influenciam a permanência dos alunos do curso de Enfermagem, por meio de um percurso metodológico que alcançou quatro objetivos específicos: identificar o perfil socioeconômico dos alunos de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba; mapear o percurso do acesso dos estudantes do curso de Enfermagem da UFPB; caracterizar as razões que levam os alunos a permanecerem no curso de Enfermagem da UFPB; apresentar propostas de possíveis melhorias para o curso de Enfermagem, conforme a percepção dos alunos. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, que contou com a participação de 57 alunos do curso de Enfermagem. A participação dos sujeitos da pesquisa deu-se mediante resposta à Escala de Avaliação Discente, elaborada por Castelo Branco, Jezine e Nakamura (2017): um questionário composto por 32 proposições escalares, do tipo Likert, as quais os alunos deveriam avaliar o grau de concordância de cada proposição, considerando 6 dimensões para a permanência acadêmica, são estas: Dimensão Externa ou convicção prévia; Dimensão Permanência; Dimensão Programas Acadêmicos; Dimensão Estrutura; Dimensão Assistência Estudantil; Dimensão Conclusão do Curso. Os questionários foram aplicados virtualmente, através da plataforma google forms. Dentre os principais resultados obtidos, identificou-se um perfil estudantil que carece de políticas públicas para a permanência, pois a renda familiar per capta da maior parte do alunado da nossa amostra (61,4%) fica entre menos de 1 salário mínimo (26,3%) e 1 a 2 salários mínimos (35,1%); são maioria feminina (82,5%); com idade entre 21 e 27 anos (59,6%); solteiras, sem filhos e sem trabalho remunerado (93,0 %). No que tange à permanência, constatou-se que a decisão de permanecer e concluir o curso se dá quase que exclusivamente pelo fator de identificação com o curso e pela boa perspectiva no mercado de trabalho. Quanto à atuação da UFPB para a permanência acadêmica, verificou-se que tanto os programas acadêmicos quanto a assistência estudantil não favorecem a permanência, pois não são suficientes, ou seja, não alcança uma boa parte dos alunos. Em contrapartida, quando os alunos são contemplados, atribuem relevância dos mesmos para a manutenção na instituição. A partir das propostas sugeridas pelos alunos a um dos itens do questionário foi possível apontar como proposição de melhorias: criação de um espaço de descanso para os estudantes, no âmbito do CCS; oferta de disciplinas flexíveis no horário noturno; criação de uma Clínica-escola, para auxiliar na prática dos alunos; implementação de apoio psicossocial através da ajuda de profissionais como: psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais; dentre outros. Consideramos por fim, que tais medidas poderão contribuir para a permanência no curso de Enfermagem e, consequentemente, a sua conclusão com êxito, favorecendo, dessa forma, a garantia do direito à educação superior, por meio de uma formação humana e profissional, numa perspectiva crítica e cidadã. |
Abstract: | No abstract. RESUMEN. Esta investigación trata de la temática de la permanencia en la educación superior a partir de la análise de uno de los cursos del Centro de Ciencias de la Salud de la Universidade Federal da Paraíba (CCS/UFPB): la licenciatura en enfermería. A tal efecto, analizó los factores que influirán em la permanencia de los alumnos de enfermería, a través de un recorrido metodológico que ha logrado cuatro objetivos específicos: identificar el perfil socioeconómico de los alumnos de Enfermería de la Universidade Federal da Paraíba; trazar la trayectoria del acceso de los estudiantes del curso de Enfermería de la UFPB; caracterizar las razones que subyacen los alumnos a permanecer en el de Enfermería de la UFPB; presentar propuestas de posibles mejoras para el curso de Enfermería, conforme la percepción de los estudiantes. Se trata de una investigación cuanti-cualitativo, de carácter exploratorio-descriptivo, en el que participaron 57 alumnos del curso de Enfermería. La participación de las personas de la investigación se deu mediante respuesta a Escala de Evaluación Estudantil, elaborada por Castelo Branco, Jezine e Nakamura (2017): un cuestionario formado 32 proposiciones escalares, del tipo Likert, en qué los alumnos deberían evaluar el nivel de concordancia de cada proposición, considerando 6 dimensiones para la permanencia académica, son estas: Dimensión Exterior o convicción previa; Dimensión Permanencia; Dimensión Programas Académicos; Dimensión Estructura; Dimensión Asistencia Estudiantil; Dimensión conclusión del curso. Los cuestionarios fueron aplicados virtualmente, a través de la plataforma google forms. Entre los principales resultados logrados, se ha identificado un perfil estudiantil que carece de las políticas públicas para la permanencia, porque la renta familiar per capta de la mayor parte del alumnado de nuestra muestra (61,4%) se situa entre menos de 1 salario mínimo (26,3%) e 1 a 2 salarios mínimos (35,1%); son mayoría femenina (82,5%); con una edad comprendida entre 21 y 27 años (59,6%); solteras, sin hijos y sin trabajo remunerado (93,0 %). En lo que respecta a la permanencia, se constató que la decisión de permanecer y concluir la carrera queda casi que exclusivamente por el factor de identificación con el curso y por la buena perspectiva en el mercado de trabajo. Cuanto a la actuación de la UFPB para la permanencia académica, se verificó que tanto los programas académicos como la asistencia estudiantil no favorecen la permanencia, pues no son suficientes, es decir, no alcanza una gran parte de los alumnos. En contrapartida, cuando los alumnos son contemplados, conceden pertinencia de los mismos para el mantenimiento en la institución. A partir de las medidas propuestas por los alumnos a uno de los ítems del cuestionario ha sido posible apuntar como propuestas de mejora: creación de un espacio de descanso para los estudiantes, en el marco del CCS; oferta de asignaturas flexibles en el horario nocturno: creación de una clínica de la escuela, para auxiliar en la práctica de los alumnos; implementación del asesoramiento psicosocial a través de la ayuda de profesionales como: psicólogos y asistentes psiquiátricos y sociales, entre otros. Consideramos por último, que dichas medidas podrían contribuir para la permanencia em el curso de Enfermería y, por tanto, su conclusión con éxito, favorecen, de este modo, la garantía del derecho a la educación Superior, a través de una formación formação humana y profesional, en una perspectiva crítica y ciudadana. |
Palavras-chave: | Ensino superior Permanência Enfermagem Gestão das políticas públicas Universidade Federal da Paraíba Enseñanza superior Enfermería Gestión de las políticas públicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25994 |
Data do documento: | 4-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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