Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26| Tipo: | TCC |
| Título: | Funções Lineares em livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio: uma análise das propostas de ensino. |
| Autor(es): | Monteiro, Raimundo Rodrigues. |
| Primeiro Orientador: | Rêgo, Rogéria Gaudencio do. |
| Resumo: | O presente trabalho teve como principal objetivo analisar a proposta do ensino de funções lineares, em coleções de Matemática voltadas para o Ensino Médio, observando como essas coleções introduzem e trabalham esse conteúdo. Como referencial de avaliação, utilizamos as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, bem como as considerações didático- metodológicas de pesquisas realizadas na área de Educação Matemática, referentes à construção do conceito de função pelo aluno, em particular a tese de RÊGO (2000). Adotamos uma metodologia de estudo qualitativa, em razão da natureza dos objetivos do nosso trabalho, com base em uma investigação bibliográfica, centrada na análise de conteúdo. A escolha do livro didático como foco de nossa investigação se deu em virtude da importância que esse recurso representa para a prática do professor, em particular para o professor da Educação Básica. Foi verificado se a contextualização, a aplicação em contextos significativos e a interdisciplinaridade, quanto à função linear, foram contempladas nas coleções pesquisadas. Como resultado de nossa análise, concluímos que um dos livros avaliados adotou uma proposta tradicional, fundamentada na linguagem da Teoria dos Conjuntos. Os outros dois seguiram uma metodologia menos tradicional, baseada na apresentação de contextos do cotidiano, mas que entendemos não serem do aluno da faixa etária padrão dos que cursam o Ensino Médio. Porém, consideramos que nenhum deles conseguiu atender adequadamente as recomendações dos PCNEM e das OCNEM, nem as considerações didático-metodológicas da tese de Rêgo (2000), sobre a construção do conceito de função. |
| Abstract: | This study aimed to analyze the proposal for teaching linear functions in mathematics collections for the medium level, and observe how these collections introduces and works with this content. As evaluation reference, we used the recommendations of the PCNEM and OCNEM, as well as didactic methodological considerations about the research made in the Mathematics Education area, concerning the concept construction of function by the student, in special, the theory of Rêgo (2000). We adopted a qualitative methodology of the study, due to the objective nature of our work, based on a literature search, based in the content analysis. The schoolbook was the focus of our investigation happened because it is very important for the practice of the teacher, principally for teachers of Basic Education. It was verified if the contextualizations, application and interdisciplinary of the use of linear function have been included in the research collections. As our analysis result, we conclude that a book has adopted a traditional methodology, based in the language of Set Theory; two colletions was adopted a less traditional methodology, based in exemplifications of a daily, but that is no present in the student life. None of them could to comply the didactic advices by PCNEM and OCNEM, nor the didactic and methodological considerations on the construction of the concept of function, contained in the Rego (2000) thesis. |
| Palavras-chave: | Função linear Estudo e ensino de matemática Métodos matemáticos Linear function Mathematical methods Study and teaching mathematics |
| Departamento: | Matemática |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26 |
| Data do documento: | 14-Ago-2012 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RRM14082012.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
