Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26014
Tipo: Dissertação
Título: Micologia no dia a dia: uma abordagem do estudo dos fungos na educação de jovens e adultos
Autor(es): Rabelo, Elias Augusto Vieira
Primeiro Orientador: Pessoa, Wallace Felipe Blohem
Resumo: O ensino sobre os fungos na educação básica é quase sempre realizado de forma fragmentada, descontextualizada e sob perspectiva superficial. Desse modo, esse trabalho apresenta-se como uma contribuição para essa problemática e foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benedita Targino Maranhão com turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) dos ciclos V e VI Médio, através de novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia na área de Micologia, visando, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, promover aprendizagem significativa em sala de aula, desmistificando as percepções negativas sobre os fungos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar uma sequência didática acerca dos fungos, utilizando de metodologias ativas de ensino na promoção da autonomia do aluno e a sensibilização acerca da importância do tema. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual as formas de coleta de dados foram rodas de conversa, observação participante e grupo focal. A sequência didática desenvolvida foi contextualizada com o cotidiano dos alunos da modalidade EJA com a finalidade de promover a alfabetização científica e romper com o ensino puramente tradicional, conteudista e tecnicista. Para isso, a sequência se iniciou com uma aula expositiva, seguida por uma roda de perguntas e pela criação de um mapa conceitual sobre as características gerais dos fungos, com a finalidade de levantar os conhecimentos prévios dos discentes. Após isso, foi proposto um trabalho investigativo de análise de vídeos disponibilizados pelo docente sobre as importâncias gerais dos fungos. Em seguida, foi feita a análise de um texto de apoio fornecido pelo docente e a confecção de cartazes sobre a relação dos fungos com a descoberta de medicamentos, como a penicilina. Além disso, os discentes assistiram à uma videoaula produzida pelo próprio docente sobre as micoses para, posteriormente, preencher fichas contendo informações sobre determinada doença a partir de estudos de casos disponibilizados pelo professor. Por fim, foi realizado um debate seguido pela elaboração de um jogo sobre a importância econômica dos fungos. Devido à pandemia da COVID-19, as atividades foram adaptadas para que fossem desenvolvidas de maneira remota e, caso houvesse oportunidade, presencialmente. Diante deste cenário e das limitações, 12 dos 45 alunos das turmas escolhidas responderam à primeira aplicação do questionário e 4 alunos responderam à segunda aplicação do questionário. Assim, após a aplicação da sequência didática, houve uma melhora significativa na porcentagem de acertos nos questionários, comparativamente entre a primeira e a segunda aplicação. Tal melhora evidencia que é possível, através de estratégias ativas de ensino e aprendizagem, promover e incentivar o protagonismo do estudante na área de micologia no Ensino Médio em turmas da EJA.
Abstract: Teaching about fungi in basic education is almost always carried out in a fragmented, decontextualized and superficial perspective. In this way, this work presents itself as a contribution to this problem and was developed at the Benedita Targino Maranhão State School of Elementary and High School with classes of EJA (Youth and Adult Education) of cycles V and VI Medium, through new practices and pedagogical strategies for the teaching of Biology in the Mycology area, aiming, from the students' prior knowledge, to promote meaningful learning in the classroom, demystifying the negative perceptions about fungi. Therefore, the objective of this work was to develop and apply a didactic sequence about fungi, using active teaching methodologies in promoting student autonomy and raising awareness about the importance of the topic. For this, a qualitative research was carried out, in which the forms of data collection were conversation circles, participant observation and focus group. The didactic sequence developed was contextualized with the daily life of the students of the EJA modality to promote scientific literacy and break with the purely traditional, content and technical teaching. For this, the sequence began with an expository class, followed by a round of questions and the creation of a conceptual map on the typical characteristics of fungi, in order to raise the students' prior knowledge. After that, an investigative work of analysis of videos made available by the teacher about the general importance of fungi was proposed. Then, a support text provided by the teacher was analyzed and posters were made about the relationship between fungi and the discovery of medicines, such as penicillin. In addition, the students watched a video lesson produced by the teacher about mycoses to later fill out forms containing information about a certain disease from case studies made available by the teacher. Finally, a debate was held followed by the development of a game about the economic importance of fungi. Due to the COVID-19 pandemic, activities were adapted so that they could be developed remotely and, if there was an opportunity, in person. In view of this scenario and limitations, 12 of the 45 students in the chosen groups responded to the first application of the questionnaire and 4 students responded to the second application of the questionnaire. Thus, after the application of the didactic sequence, there was a significant improvement in the percentage of correct answers in the questionnaires, compared to the first and second application. This improvement shows that it is possible, through active teaching and learning strategies, to promote and encourage student protagonism in High School in EJA classes.
Palavras-chave: Fungos
Micologia
Biologia
Sequência didática
Alfabetização científica
Fungi
Mycology
Biology
Following teaching
Scientific literacy
Ensino investigativo
Investigative teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26014
Data do documento: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EliasAugustoVieiraRabelo_Dissert.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons