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metadata.dc.type: TCC
Title: Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: os reflexos sociais do letramento
metadata.dc.creator: Cavalcanti, Daniel Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Faria, Evangelina Maria Brito de
metadata.dc.description.resumo: A Educação e a Linguística têm se esforçado no sentido de garantir que o ensino de língua se torne eficaz e alcance a todos. Dentre os últimos grandes esforços está o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que busca garantir que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas ao término do terceiro ano do ensino fundamental, aos oito anos de idade. Este trabalho de caráter qualitativo interpretativista descricionista se baseia especialmente em Bakhtin (2012), Vigotski (1998), Soares (2003), Street (2014) e Hanks (2008) para fazer uma leitura dos impactos sociais causados pelas ações de letramento da formação continuada do PNAIC da Paraíba. Esta pesquisa surge como uma continuação de dois projetos PIBIC/CNPq realizados por nós na Universidade Federal da Paraíba, a saber, Práticas docentes de leitura com foco nas políticas públicas para a alfabetização (2013/2014) e Práticas docentes de leitura no PNAIC: do conteúdo proposto à implementação em sala de aula (2014/2015). Nestas pesquisas de Iniciação Científica buscávamos observar os obstáculos que as ações do PNAIC encontravam para chegar até a sala de aula. Nossas pesquisas encontraram resultados não previstos, que mostravam ações de letramento e trabalho com gêneros textuais que influenciavam diretamente o cotidiano das pessoas envolvidas. Estes resultados não foram alvos de nossas investigações naquele momento, por isto, construímos este trabalho buscando evidenciar como tais ações alteram contextos específicos. Para isto, nos baseamos principalmente em relatos escritos por profissionais envolvidos com a formação continuada do PNAIC ministrada em 2014. Dentre os principais resultados destacamos: o fortalecimento teórico das práticas de letramento como eficazes para o mecanismo de ensino aprendizagem; a importância de perceber que os usos sociais da língua devem ir para sala de aula em seu formato original e que isso proporciona melhorias no interesse dos alunos; a confirmação de que práticas de letramento são capazes de alterar realidades de comunidades; a importância da integração escola-família-comunidade para um processo de ensino mais significativo e eficaz.
Abstract: Education and Linguistics have endeavored to ensure that language learning becomes effective and reach everyone. Among the last great efforts is the National Pact for Literacy in the Age One (PNAIC in portuguese) that seeks to ensure that all children are fully literate at the end of the third year of elementary school, to eight years old. This work of qualitative interpretative descricionista character is based especially on Bakhtin (2012), Vygotsky (1998), Soares (2003), Street (2014) and Hanks (2008) to a reading of the social impacts of literacy actions of continuing education of Paraíba PNAIC. This research comes as a continuation of two projects PIBIC / CNPq made by us in the Federal University of Paraíba, namely Practice reading teachers focusing on public policies for literacy (2013/2014) and Practice reading teachers in PNAIC: content proposed to implement in the classroom (2014/2015). This research seek to observe the obstacles PNAIC actions found to reach the classroom. Our research found results not anticipated that showed literacy actions and work with textual genres that directly influenced the daily life of the people involved. These results were not targets of our investigations at that time, so we built this work seeking to show how such actions alter specific contexts. For this, we rely mainly on reports written by professionals involved with the continuing education of PNAIC delivered in 2014. Among the main results include: the theoretical strengthening of literacy practices as effective for teaching and learning mechanism; the importance of understanding the social uses of language should go to the classroom in its original format and that provides improvements in the interests of students; confirmation that literacy practices are capable of changing realities of communities; the importance of integrating school-family-community to a more meaningful and effective teaching process.
Keywords: Pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC
Letramento
Impacto social da leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2602
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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