Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Alexandre Santos Arantes de-
dc.creatorBraga, Elinaldo Menezes-
dc.creatorSevero, George Glauber Félix-
dc.creatorMendes, Gilvanedja Ferreira-
dc.creatorCarvalho, Igor Nóbrega-
dc.date.accessioned2023-01-27T17:35:13Z-
dc.date.available2023-01-27-
dc.date.available2023-01-27T17:35:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26028-
dc.description.abstractThe present article provides an overview of the cultural policies and management of public institutions of higher education in Paraíba, the UFPB, UFCG, IFPB and UEPB. Based on institutional analysis and the report of its authors — all of whom are directly involved in the cultural management of their institutions —, we seek to reflect on the development paths of the cultural field in university administrations and the deepening of institutionality. The debate on the perspective of recognizing culture as the fourth dimension of the constitutive triad of brazilian university is necessary in view of a development process that recognizes the cultural factor as one of its main vectors, in line with local development strategies social, human, educational, cultural, and economic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Nascimento (andre.joao@academico.ufpb.br) on 2023-01-27T17:35:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 1743-8253-1-PB.pdf: 266033 bytes, checksum: fb18a7933c9c006bad7ad581bbfe730e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-27T17:35:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 1743-8253-1-PB.pdf: 266033 bytes, checksum: fb18a7933c9c006bad7ad581bbfe730e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Mundi Sociais e Humanidadespt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectcultura e universidadept_BR
dc.subjectpolíticas culturaispt_BR
dc.subjectgestão universitáriapt_BR
dc.subjecteducação superiorpt_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.subjectculture and universitypt_BR
dc.subjectcultural policiespt_BR
dc.subjectuniversity managementpt_BR
dc.subjectcollege education.pt_BR
dc.titleCultura e universidade: a organização do campo cultural nas instituições públicas de ensino superior da Paraíba.pt_BR
dc.title.alternativeCulture and university: the organization of the cultural ield in public higher education institutions in Paraíba.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage127-1pt_BR
dc.citation.epage127-31pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo realiza um panorama das políticas e das gestões culturais das instituições públicas de educação superior da Paraíba (IPES), a UFPB, a UFCG, o IFPB e a UEPB. A partir da análise institucional e do relato de seus autores — todos estes envolvidos diretamente com a gestão cultural das suas instituições —, busca-se refletir os percursos de desenvolvimento do campo cultural nas gestões universitárias e o aprofundamento da institucionalidade. O debate sobre a perspectiva de reconhecimento da cultura como a quarta dimensão da tríade constitutiva da educação superior brasileira se faz necessário tendo em vista um processo de desenvolvimento que reconheça o fator cultural como um de seus principais vetores, alinhando-se às estratégias locais de desenvolvimento social, humano, educacional, cultural e econômico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:Cultura, Educação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1743-8253-1-PB.pdf259,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons