Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26046
Tipo: | Dissertação |
Título: | APP Incluir: acessibilidade cultural no museu Casa de Aluizio Campos |
Autor(es): | Nascimento, Vanessa Vera do |
Primeiro Orientador: | Costa, Robson Xavier da |
Resumo: | O desenvolvimento de ações que promovam acessibilidade para pessoas com deficiência e novos públicos em espaços culturais, incluindo os museus, é uma busca que vem se tornando cada vez mais presente e crescente na área de cultura e preservação do patrimônio. Uma das maneiras de promover a mudança cultural nos métodos de preservação e difusão do patrimônio dessas organizações é desenvolver ações acessíveis. Nesta pesquisa objetivamos promover a acessibilidade cultural de pessoas com deficiências no Museu Casa de Aluízio Campos por meio do desenvolvimento de um aplicativo com recursos de acessibilidade. Durante esta investigação desenvolvemos o software do aplicativo Incluir, utilizando a linguagem Java por meio da plataforma Android Studio, além de promover uma reflexão sobre a importância da acessibilidade cultural no MCAC. Quanto ao procedimento técnico, as sugestões dos métodos e das atividades de pesquisa serão centralizadas basicamente no Design Science Research (DSR). De acordo com Dresh, Lacerda e Júnior (2015), o DSR é um método que operacionaliza a condução de estudos quando o objetivo a ser alcançado é um produto ou uma prescrição, isto é, diretrizes ou recomendações de design. A participação de pessoas com deficiência e de representantes de novos públicos em propostas de curadorias acessíveis resulta na mudança das linguagens e dos modelos tradicionais de produção, possibilitandoo conhecimento e o diálogo com as necessidades e anseios desses indivíduos por meio do protagonismo e da criação de novos projetos como o aplicativo Incluir, que até o momento de escrita desse trabalho já possue sua base construída e cinco obras inseridas para ilustrar a sua finalidade. Além de já levantar reflexões sobre acessibilidade não só no museu, mas nas escolas, visto que em uma das visitas tecnicas ao MCAC, nós fomos convidado a visitar uma escola publica localizada no complexo habitacional Aluizio Campos, para discutir ideias de como pode ser trabalhado a acessibilidade na escola. |
Abstract: | The development of actions that promote accessibility for people with disabilities and new audiences in cultural spaces, including museums, is a search that has become increasingly present and growing in the area of culture and heritage preservation. One of the ways to promote cultural change in the methods of preservation and dissemination of the heritage of these organizations is to develop accessible actions. In this research, we aim to promote the cultural accessibility of people with disabilities at the Museu Casa de Aluízio Campos through the development of an application with accessibility features. During this investigation, we developed the software for the Inclur application, using the Java language through the Android Studio platform, in addition to promoting a reflection on the importance of cultural accessibility in MCAC. Insert the central concepts used in the research, citing authors and sources. As for the technical procedure, suggestions for methods and research activities will basically be centralized in Design Science Research (DSR). According to Dresh, Lacerda and Júnior (2015), the DSR is a method that operationalizes the conduct of studies when the objective to be achieved is a product or a prescription, that is, design guidelines or recommendations. The participation of people with disabilities and representatives of new audiences in accessible curatorship proposals results in a change in languages and traditional production models, enabling knowledge and dialogue with the needs and concerns of these individuals through protagonism and the creation of new projects such as the “Inclur” application, which at the time of writing this work already had its base built and five works inserted to illustrate its purpose. In addition to raising reflections on accessibility not only in the museum, but in schools, since in one of the technical visits to the MCAC, we were invited to visit a public school located in the Aluizio Campos housing complex, to discuss ideas on how to work with accessibility at school. |
Palavras-chave: | Arte computacional Acessibilidade cultural Inclusão Museu Pessoas com deficiências Computational art Cultural accessibility Inclusion Museum People with disabilities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Informática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26046 |
Data do documento: | 22-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VanessaVeraDoNascimento_Dissert.pdf | 3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons