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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26093| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Práticas de letramento na escola: produzindo minicontos com a temática do racismo por meio da ferramenta de escrita colaborativa – Padlet |
| Autor(es): | Chaves, Eloiza de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa |
| Resumo: | A contemporaneidade tem colocado novos desafios no âmbito do ensino, dessa forma é preciso levar em consideração as novas demandas de formação do sujeito, que não podem acontecer apenas por bases de um currículo engessado, mas que tenha por norte um ensino inovador com práticas de letramento que deem subsídio aos alunos para desempenharem atividades significativas na sociedade. E a tecnologia no espaço escolar tem ganhado sua devida importância, por isso o letramento digital se dá como uma necessidade para as práticas educativas da atualidade. Tendo em vista esse contexto e seguindo uma abordagem da transdisciplinaridade presente na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1998), bem como a proposta de trabalhar questões voltadas para o contexto da sala de aula, e usos reais da linguagem, o objetivo desse estudo é apresentar a aplicação de uma sequência didática que possibilita o letramento digital e literário, com a produção de minicontos multimodais com a temática do racismo, junto aos alunos do 5º ano de uma escola municipal de Olivedos-PB, por meio da ferramenta Padlet. Como objetivos específicos pretendemos: Promover novas práticas de leitura e de escrita através do estudo da cultura africana e afro-brasileira permeado pelo racismo a partir das obras O mundo no Black Power de Tayó e a coletânea de Contos e Minicontos Africanos; Utilizar a ferramenta Padlet como um recurso didático pedagógico nas aulas de língua portuguesa; Compreender a importância da escrita colaborativa atrelada ao uso das tecnologias, promovendo aos discentes empregar a linguagem de maneira significativa em ambientes virtuais. A metodologia desse trabalho é de base interpretativista, seguindo uma abordagem quali/quantitativa e pesquisa-ação (BORTONI-RICARDO, 2008). Para embasar as teorias presentes nessa pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de Rojo (2008, 2009, 2012), de Soares (2003,2002), de Kleiman (1995), de Cosson (2006), de Moran, Masetto e Behrens (2013), de kenski (2012), de Coscarelli (2016), de Lévy (1993), de Moita Lopes (1998), de Costa Hübes (2008), de Lopes Rossi (2006), de Gil (2008), de Bortoni- Ricardo (2008), de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros. Como instrumentos para coleta de dados, foi utilizado um questionário sociocultural e um semiestruturado de forma online, aplicação de sequência didática com momentos de leitura e de escrita, e a produção textual dos alunos na ferramenta de escrita colaborativa do Padlet. Tivemos como resultados da aplicação da sequência em questão, uma participação mais efetiva dos alunos nas discussões, por se tratar de um tema de cunho social e que se aproxima de suas vivências, assim como uma abertura no momento de apreensão das leituras literárias propostas, e a participação conjunta no processo de produção textual colaborativa na ferramenta digital, tendo em vista que o suporte inovador possibilitou aos alunos uma escrita autoral e inovadora. |
| Abstract: | Contemporaneity has posed new challenges in the field of teaching, so it is necessary to take into account the new demands of the formation of the subject, which cannot happen only on the basis of a plastered curriculum, but that has as its guide an innovative teaching with literacy practices. that give subsidies to students to perform meaningful activities in society. And technology in the school space has gained its due importance, so digital literacy is a necessity for today's educational practices. In view of this context and following an approach to transdisciplinary present in Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1998), as well as the proposal to work on issues related to the context of the classroom, and real uses of language, the objective of this study is to present the application of a didactic sequence that enables digital and literary literacy, with the production of multimodal mini-stories with the theme of racism, with students of the 5th year of a municipal school in Olivedos-PB, through the Padlet tool. As specific objectives we intend to: Promote new reading and writing practices through the study of African and Afro-Brazilian culture permeated by racism from the works O mundo no Black Power by Tayó and the collection of African Tales and Minicontos; Use the Padlet tool as a pedagogical didactic resource in Portuguese language classes; Understand the importance of collaborative writing linked to the use of technologies, promoting students to use language in a meaningful way in virtual environments. The methodology of this work is based on interpretation, following a qualitative/quantitative approach and action research (BORTONI-RICARDO, 2008). To support the theories present in this research, we used the theoretical assumptions of Rojo (2008, 2009, 2012), Soares (2003, 2002), Kleiman (1995), Cosson (2006), Moran, Masetto and Behrens (2013), by kenski (2012), by Coscarelli (2016), by Lévy (1993), by Moita Lopes (1998), by Costa Hübes (2008), by Lopes Rossi (2006), by Gil (2008), by Bortoni- Ricardo (2008), by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), among others. As instruments for data collection, a sociocultural questionnaire and a semi-structured online questionnaire were used, application of a didactic sequence with moments of reading and writing, and the students' textual production in the collaborative writing tool of Padlet. As a result of the application of the sequence in question, a more effective participation of the students in the discussions, as it is a topic of a social nature and that approaches their experiences, as well as an opening at the moment of apprehension of the proposed literary readings, and the joint participation in the process of collaborative textual production in the digital tool, considering that the innovative support enabled the students to have an authorial and innovative writing. |
| Palavras-chave: | Linguística Escrita colaborativa Tecnologia e Educação Letramento Racismo - Escola Linguistics Collaborative writing Technology and Education Racism - School |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística e ensino |
| Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26093 |
| Data do documento: | 14-Set-2022 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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