Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Itamar Benedito Araújo-
dc.date.accessioned2023-01-31T20:23:20Z-
dc.date.available2022-11-30-
dc.date.available2023-01-31T20:23:20Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26098-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze and apply Paulo Freire's dialogical proposal in the teaching of History as a learning tool, based on his works: “Pedagogia do Oprimido”, from 2019, and “Educação como Prática da Liberdade”, from 1976. To promote the dialogue, we resort to the use of cartoons, which bring content not only with written text, but also images and caricatures, in order to help history teachers in basic education carry out dialogued lessons, whose perspective is to promote teaching-learning and the teacher/student relationship in a horizontal way. Therefore, this research aims to contribute in order that the dialogued lessons in the teaching of history, with the use of cartoons, establish a problematizing and teaching-learning relationship, with the participation of students in the classroom, which promotes a more democratic and critical learning proposal, making students learn to say their own words. As a methodological procedure, we adopted a descriptive methodology, through a bibliographic survey with a quali-quantitative approach in authors such as: FREIRE (2019); FREIRE (1976); ALBUQUERQUE JÚNIOR (2019); BITTENCOURT (2008).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-27T10:11:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ItamarBeneditoAraújoCabral_Dissert.pdf: 2182513 bytes, checksum: 0c099eefc71b2fdda916b6f09950dba2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-31T20:23:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ItamarBeneditoAraújoCabral_Dissert.pdf: 2182513 bytes, checksum: 0c099eefc71b2fdda916b6f09950dba2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-31T20:23:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ItamarBeneditoAraújoCabral_Dissert.pdf: 2182513 bytes, checksum: 0c099eefc71b2fdda916b6f09950dba2 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de história - Paulo Freirept_BR
dc.subjectDiálogo - Uso de chargespt_BR
dc.subjectAula dialogada - História - Aprendizagempt_BR
dc.subjectHistory - Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching History - Paulo Freirept_BR
dc.subjectDialogue - Use of cartoonspt_BR
dc.subjectDialogue class - History - Learningpt_BR
dc.titleDiálogo freiriano e charges no ensino de História: uma perspectiva de aprendizagem na aula de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Neto, Martinho Guedes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8408909217107103pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4849216782692169pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se propõe a analisar e aplicar a proposta dialógica de Paulo Freire no ensino de História como instrumento de aprendizagem, tendo por base suas obras: “Pedagogia do Oprimido”, de 2019, e “Educação como Prática da Liberdade”, de 1976. Para instrumentalizar o diálogo recorremos ao uso de charges, que trazem um conteúdo não só com texto escrito, mas também, imagens e caricaturas, a fim de contribuir para que os professores de História da educação básica realizem aulas dialogadas, cuja perspetiva seja a de promover o ensino- aprendizagem e a relação docente/discente de forma horizontal. Dessa forma, esta pesquisa busca contribuir para que as aulas dialogadas no ensino de História, com a utilização de charges, estabeleçam uma relação problematizadora e de ensino-aprendizagem, com a participação dos alunos em sala de aula, que fomente uma proposta de aprendizagem mais democrática e crítica, fazendo o discente aprender a dizer sua própria palavra. Como procedimento metodológico adotamos uma metodologia de cunho descritivo, por meio de levantamento bibliográfico com uma abordagem quali-quantitativa em autores como: FREIRE (2019); FREIRE (1976); ALBUQUERQUE JÚNIOR (2019); BITTENCOURT (2008).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ItamarBeneditoAraújoCabral_Dissert.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons