Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eduardo Oliveira da-
dc.date.accessioned2017-10-20T14:58:29Z-
dc.date.available2017-10-20T14:58:29Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2609-
dc.description.abstractConsidering several aspects that permeate teaching in a pre-service context, the present term paper aims to discuss the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation as a space for building teaching skills, and how they are put into use by its scholarship holders, who partake the English subproject located on campus I of the Federal University of Paraíba. This research is not the only documentary as it regards to the explanation of PIBID in a national panorama, but it also explores the theme locally. In an explorative and qualitative way, it explains how students’ experiential knowledge is built. This research focuses on annual reports produced by eleven pre-service teachers, with the objective of identifying how PIBID subproject constitutes itself a formative space for knowledge building in teacher education ( TARDIF, 2013). It is revealed that the experiences built in the pre-service work are configured as the so-called experiential knowledge by Tardif (ibid.).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laerte Pereira da Silva Júnior (laerte@cchla.ufpb.br) on 2017-10-20T14:58:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) EOS27012017.pdf: 1240434 bytes, checksum: 9f899c190e0e88b8af5b81312ba5d07e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-20T14:58:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) EOS27012017.pdf: 1240434 bytes, checksum: 9f899c190e0e88b8af5b81312ba5d07e (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectPIBID (Programa de Bolsas de Inciação à Docência)pt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectDocência - Formação inicialpt_BR
dc.titlePIBID e formação inicial de língua inglesa: as reflexões e os saberes em focopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dourado, Maura Regina da Silva-
dc.description.resumoTendo em vista os diversos aspectos que permeiam a docência na formação inicial, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir as ações desenvolvidas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) enquanto espaço de construção de saberes da docência, mobilizados pelos bolsistas do subprojeto Letras-Inglês, situado no campus I da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa configura-se como documental no que tange à explanação do PIBID em um panorama nacional e, posteriormente, em nível local, mas, também, como exploratória, de natureza qualitativa, à medida que explana e discute as experiências e os saberes experienciais construídos no seio do subprojeto. Fazendo um recorte a partir de onze (11) participantes do subprojeto, a pesquisa direcionou-se para o corpus composto de relatórios anuais, produzidos pelos participantes, com o objetivo de investigar como o subprojeto PIBID configura-se enquanto espaço de construção de saberes docentes na formação inicial. A análise revela que as experiências dos professores em formação configuram-se como os saberes denominados experienciais (cf. TARDIF, 2013).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EOS27012017.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons