Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26104
Tipo: Tese
Título: Alfabetização financeira, inclusão financeira e vieses cognitivos comportamentais: análise da influência sobre o bem-estar financeiro individual
Autor(es): Silva, Nathállya Etyenne Figueira
Primeiro Orientador: Callado, Aldo Leonardo Cunha
Resumo: A temática sobre o bem-estar financeiro tem se tornado cada vez mais necessária e emergente. Nesse sentido, pesquisas têm sido desenvolvidas buscando identificar níveis de bem-estar financeiro de indivíduos, além de estudos mapeando elementos que possam vir a influenciá-lo. A esse respeito, esta pesquisa objetivou analisar as influências exercidas pela alfabetização financeira, pela inclusão financeira e pelos vieses cognitivos comportamentais sobre o bem-estar financeiro individual. O caráter inovador desta pesquisa encontra-se na consideração da inclusão financeira e dos vieses cognitivos comportamentais como possíveis influenciadores do bem-estar financeiro. Em relação aos procedimentos operacionais, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagens qualitativa e quantitativa. Considerando a abordagem qualitativa, foi feito uma discussão teórica entre os construtos de interesse que se concretizou em um modelo conceitual que serviu de base para os procedimentos empíricos desta pesquisa. Além disso, foram desenvolvidas duas escalas de mensuração: uma para medir a inclusão financeira percebida e outra para medir o viés cognitivo de excesso de confiança. Com relação a abordagem quantitativa, foram utilizadas amostras não probabilísticas por meio de surveys com o público-alvo. Assim, foram realizadas três coletas de dados, sendo a primeira com 320 participantes e a segunda com 223 participantes, utilizadas para realização das análises fatoriais exploratórias. A terceira coleta de dados contou com a participação de 752 respondentes, e foi utilizada para realização das análises fatoriais confirmatórias e modelagem de equações estruturais. As análises fatoriais exploratórias apresentaram resultados satisfatórios do ponto de vista de consistência interna e estrutura fatorial. Tais análises foram empregadas para as medidas de aversão à perda, excesso de confiança e inclusão financeira percebida. Os resultados da modelagem mostraram que o conhecimento financeiro, o comportamento financeiro, o acesso e o uso de produtos e serviços financeiros, a inclusão financeira objetiva e os vieses cognitivos de aversão à perda e excesso de confiança são fatores influenciadores do bem-estar financeiro. Além disso, constatou-se que o autocontrole de gastos do consumidor é um importante preditor do comportamento financeiro. Esses resultados apresentam implicações para realização de ações que possam melhorar o comportamento financeiro das pessoas, investir na propagação do conhecimento financeiro para aprimorar a compreensão sobre assuntos financeiros diversos. Assim, pessoas interessadas em melhorar o bem-estar financeiro dos indivíduos de uma comunidade ou região podem desenvolver ações que tragam impactos positivos sobre os fatores que determinam/influenciam o bem-estar financeiro.
Abstract: The theme that involves financial well-being has become increasingly necessary and emerging. In this sense, research has been developed seeking to identify levels of financial well-being of individuals, in addition to studies mapping elements that may influence it. In this regard, this research aimed to analyze the influences exerted by financial literacy, financial inclusion and behavioral cognitive biases on individual financial well-being. The innovative character of this research lies in the consideration of financial inclusion and behavioral cognitive biases as possible influencers of financial well-being. In relation to operational procedures, research with qualitative and quantitative approaches was developed. Considering the qualitative approach, a theoretical discussion was made between the constructs of interest that materialized in a conceptual model that served as the basis for the empirical procedures of this research. In addition, two measurement scales were developed: one to measure perceived financial inclusion and another to measure the cognitive bias of overconfidence. Regarding the quantitative approach, non-probabilistic samples were used through surveys with the target audience. Thus, three data collections were carried out, the first with 320 participants and the second with 223 participants, used to carry out exploratory factor analysis. The third data collection had the participation of 752 respondents, and was used to carry out confirmatory factor analyzes and structural equation modeling. Exploratory factor analysis showed satisfactory results from the point of view of internal consistency and factor structure for measures of loss aversion, overconfidence and perceived financial inclusion. The modeling results showed that financial knowledge, financial behavior, access to and use of financial products and services, objective financial inclusion, and cognitive biases of loss aversion and overconfidence are factors influencing financial well-being. In addition, it was found that consumer spending self-control is an important predictor of financial behavior. These results have implications for carrying out actions that can improve people's financial behavior, investing in the propagation of financial knowledge to improve understanding of diverse financial matters. Thus, people interested in improving the financial well-being of individuals in a community or region can develop actions that bring positive impacts on the factors that determine/influence financial well-being.
Palavras-chave: Bem-estar financeiro
Alfabetização financeira
Inclusão financeira
Aversão à perda
Excesso de confiança
Autocontrole
Financial well-being
Financial literacy
Financial inclusion
Loss aversion
Overconfidence
Self control
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26104
Data do documento: 1-Dez-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NathállyaEtyenneFigueiraSilva_Tese.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons