Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26121
Tipo: | Tese |
Título: | Evasão universitária, planejamento docente e singularidade discente |
Autor(es): | Fialho, Maríllia Gabriella Duarte |
Primeiro Orientador: | Prestes, Emília Maria da Trindade |
Resumo: | A presente pesquisa se propôs a estudar a evasão universitária a partir das singularidades discentes. Considera que o fenômeno possui uma relação direta com o percurso de vida do alunado em diferentes etapas de vidas e contextos. Que o ingresso no ensino superior, um novo espaço de aprendizagens, dinâmico e diversificado, desafia o alunado para permanecer ou abandonar o curso, dependendo, entre outros fatores, da sua integração com o meio acadêmico e com a proposta acadêmica adotada pelo professor, realçando o que denominamos de singularidade docente. A busca de existência de imbricação entre a singularidade docente, o planejamento e a evasão estudantil se apoia na questão: Como a singularidade discente pode ser considerada no planejamento curricular de forma a minimizar a evasão nos cursos de graduação presencial do campus I da UFPB? A questão de pesquisa se operacionaliza no objetivo: Identificar e analisar as possibilidades de relações entre a evasão universitária e a organização dos planos de ensino de graduação da UFPB contemplando aspectos relacionados às singularidades do alunado. A tese defendida é a de que existe uma relação entre evasão e planejamento de ensino, devido a que os docentes adotam planejamentos prontos, sem contemplar as singularidades discentes, suas necessidades acadêmicas, motivações e dificuldades de aprendizagems. A metodologia adotada, de natureza quali e quanti, foi operacionalizada através de três instrumentos: O primeiro, um questionário com questões abertas e fechadas e aplicado a 660 alunos ingressantes dos períodos de 2016.2, 2017.1 e 2017.2, com a intenção de traçar o perfil discente e observar a percepção destes, ao longo de três semestres, sobre a possibilidade de permanecer ou se evadir do curso O segundo, uma entrevista estruturada, aplicada a 30 alunos evadidos da UFPB, objetivou identificar os fatores que contribuíram para a efetivar a evasão, e, por fim, levantou-se 70 planos de ensino referentes a 14 cursos de graduação. As análises das informações relacionadas com a questão e os objetivos da pesquisa, assim como a tese levantada, foram tratadas com a utilização de métodos estatísticos, análises dos discursos e análises de questões estruturais, acadêmicas e relacionais específicas do planejamento curricular. Os três instrumentos adotados e as análises dos seus dados, permitiram diagnosticar os fenômenos que possibilitam a evasão e se chegar a conclusão de que existe um percurso percorrido pelo alunado antes de se evadir; que essa decisão evasão dar-se por etapas, partindo de uma causa principal e desencadeando outros subfatores secundários, como ausências das habilidades sociais, empatia, respeito, ética, civilidade, trabalho em equipe e comunicação, todos eles contribuintes para a decisão final de se evadir. Finalmente, quando se relaciona a singularidade docente com o planejamento escolar conclui-se que este se relaciona com o progresso técnico, com foco no conteúdo e não nas necessidades e experiências do alunado. Acredita-se que o planejamento docente deve ser equilibrado entre o progresso técnico e humanos, qualificando o processo ensino e aprendizagem focalizado no aluno e possibilitando a minimização da evasão universitária. A abordagem do estudo, de natureza inédita e exploratória, requer outra pesquisas, maiores reflexões e aprofundamentos para fortalecer a validação da tese. |
Abstract: | The present research proposed to study the university dropout from the student singularities. He
considers that the phenomenon has a direct relationship with the student's life path in different
stages of life and contexts. That entry into higher education, a new learning space, dynamic and
diverse, challenges students to stay or leave the course, depending, among other factors, on their
integration with the academic environment and with the academic proposal adopted by the
teacher, emphasizing what we call teaching singularity. The search for the existence of an overlap
between the teaching singularity, planning and student dropout is based on the question: How can
the student singularity be considered in curriculum planning in order to minimize dropout in the
face-to-face undergraduate courses on campus I at UFPB? The research question is
operationalized in the objective: Identify and analyze the possibilities of relationships between
university dropout and the organization of UFPB's undergraduate education plans, contemplating
aspects related to the student's singularities. The thesis defended is that there is a relationship
between dropout and teaching planning, due to the fact that teachers adopt ready-made plans,
without considering the student singularities, their academic needs, motivations and learning
difficulties. The methodology adopted, of a quali and quanti nature, was operationalized through
three instruments: The first, a questionnaire with open and closed questions and applied to 660
incoming students from the periods of 2016.2, 2017.1 and 2017.2, with the intention of drawing
the student profile and observe their perception, over three semesters, about the possibility of
staying or evading the course. The second, a structured interview, applied to 30 students evaded
from UFPB, aimed to identify the factors that contributed to the effective evasion, and finally, 70
teaching plans were raised for 14 undergraduate courses. The analysis of the information related to
the question and the research objectives, as well as the thesis raised, were treated with the use of
statistical methods, discourse analysis and analysis of structural, academic and relational issues
specific to curriculum planning. The three instruments adopted and the analysis of their data,
allowed to diagnose the phenomena that make possible the evasion and to arrive at the conclusion
that there is a path taken by the student before evading; that this decision to evade occurs in stages,
starting from a main cause and triggering other secondary sub-factors, such as absences of social
skills, empathy, respect, ethics, civility, teamwork and communication, all of which contribute to
the final decision to evade. Finally, when the teaching singularity is related to school planning, it
is concluded that it is related to technical progress, focusing on the content and not on the needs
and experiences of the student. It is believed that teaching planning should be balanced between
technical and human progress, qualifying the student-centered teaching and learning process and
making it possible to minimize university dropout. The study's approach, of an unprecedented and
exploratory nature, requires further research, further reflections and deepening to strengthen the
validation of the thesis. resumen. La presente investigación se propuso estudiar la deserción universitaria a partir de las singularidades de los estudiantes. Considera que el fenómeno tiene una relación directa con la trayectoria vital del estudiante en diferentes etapas de la vida y contextos. Ese ingreso a la educación superior, un nuevo espacio de aprendizaje, dinámico y diversificado, reta a los estudiantes a permanecer o salir del curso, en función, entre otros factores, de su integración con el entorno académico y con la propuesta académica adoptada por el docente, destacando lo que llamamos enseñar singularidad. La búsqueda de la existencia de un solapamiento entre la singularidad docente, la planificación y la deserción escolar se basa en la pregunta: ¿Cómo se puede considerar la singularidad del estudiante en la planificación curricular para minimizar la deserción en los cursos de grado presencial del campus de la UFPB? La pregunta de investigación se operacionaliza en el objetivo: Identificar y analizar las posibilidades de relaciones entre la deserción universitaria y la organización de los planes de formación de pregrado de la UFPB, contemplando aspectos relacionados con las singularidades del estudiante. La tesis que se defiende es que existe una relación entre la deserción y la planificación de la docencia, debido a que los docentes adoptan planes prefabricados, sin considerar las singularidades del alumno, sus necesidades académicas, motivaciones y dificultades de aprendizaje. La metodología adoptada, de naturaleza cualitativa y cuantitativa, fue operacionalizada a través de tres instrumentos: El primero, un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas y aplicado a 660 estudiantes entrantes de los períodos 2016.2, 2017.1 y 2017.2, con la intención de trazar el perfil del estudiante. y observar su percepción, a lo largo de tres semestres, sobre la posibilidad de permanecer o evadir el curso. La segunda, una entrevista estructurada, aplicada a 30 estudiantes evadidos de la UFPB, tuvo como objetivo identificar los factores que contribuyeron a la evasión efectiva, y finalmente, se plantearon 70 planes de docencia para 14 cursos de pregrado. El análisis de la información relacionada con la pregunta y los objetivos de la investigación, así como la tesis planteada, fueron tratados con el uso de métodos estadísticos, análisis del discurso y análisis de cuestiones estructurales, académicas y relacionales propias de la planificación curricular. Los tres instrumentos adoptados y el análisis de sus datos, permitieron diagnosticar los fenómenos que posibilitan la evasión y llegar a la conclusión de que hay un camino recorrido por el alumno antes de evadir; que esta decisión de evadir se da por etapas, partiendo de una causa principal y desencadenando otros subfactores secundarios, como ausencias de habilidades sociales, empatía, respeto, ética, civismo, trabajo en equipo y comunicación, todo lo cual contribuye a la decisión final de evadir. Finalmente, cuando la singularidad docente se relaciona con la planificación escolar, se concluye que está relacionada con el progreso técnico, enfocándose en los contenidos y no en las necesidades y experiencias del alumno. Se cree que la planificación de la docencia debe equilibrarse entre el progreso técnico y humano, calificando el proceso de enseñanza y aprendizaje centrado en el alumno y posibilitando minimizar la deserción universitaria. El planteamiento del estudio, de carácter inédito y exploratorio, requiere más investigación, más reflexiones y profundización para fortalecer la validación de la tesis. |
Palavras-chave: | Evasão universitária - Fatores Planejamento curricular Singularidade discente University dropout - Factors Curriculum planning Student singularity Planificación curricular Singularidad estudiantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26121 |
Data do documento: | 16-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarílliaGabriellaDuarteFialho_Tese.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons