Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Aldyneli da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-01T12:58:32Z-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2023-02-01T12:58:32Z-
dc.date.issued2022-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26126-
dc.description.abstractThis course conclusion work deals with a descriptive and exploratory research, which worked within a qualitative approach, and has as its object of study the analysis of the contribution of educational games to the teaching process of children in a rural school. For the construction of data, an interview was used as a research technique, carried out virtually, based on a script, in addition to a questionnaire, with open and closed questions, with a teacher who teaches a class of 1st year of Elementary Education, at Escola Municipal José Albino Pimentel, located in a quilombola community - Gurugi, in the rural area of the Municipality of Conde-PB. In the process of analysis and results obtained from the research, we can highlight the importance of educational games in the teaching and learning processes of children, the importance of this resource, as children learn by playing, in a playful way, without demands, providing participation and dialogue between the children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-02-01T12:58:32Z No. of bitstreams: 1 ASM01022023.pdf: 351645 bytes, checksum: 12eba5ce063b754061169528c36449f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-01T12:58:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ASM01022023.pdf: 351645 bytes, checksum: 12eba5ce063b754061169528c36449f4 (MD5) Previous issue date: 2022-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectAprendizagem - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleOs jogos no processo educativo em uma escola do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Francisca Alexandre de-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa descritiva e exploratória, que trabalhou dentro de uma abordagem qualitativa, e tem como objeto de estudo a análise da contribuição dos jogos educativos para o processo de ensino de crianças em uma escola do campo. Para construção de dados utilizou-se como técnica de pesquisa a entrevista, realizada virtualmente, a partir de um roteiro, além de um questionário, com questões abertas e fechadas, com uma professora que leciona numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal José Albino Pimentel, localizada numa comunidade quilombola - Gurugi, na zona rural do Município de Conde-PB. No processo de análise e resultados obtidos com a pesquisa, podemos destacar a importância dos jogos educativos nos processos de ensino e aprendizagem das crianças, a importância desse recurso, pois as crianças aprendem brincando, de forma lúdica, sem cobranças, proporcionando participação e dialogicidade entre as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASM01022023.pdf343,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.