Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26128Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Larissa Maria da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2023-02-01T13:20:15Z | - |
| dc.date.available | 2023-02-01 | - |
| dc.date.available | 2023-02-01T13:20:15Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26128 | - |
| dc.description.abstract | The present work arose from the author's personal interest in researching the extensionist training process, with the objective of studying to analyze the extensionist training process in the ―UFPB project in the fight against covid-19: The protagonism of women from the quilombola countryside in the solidary popular economy and the their educational activities‖. To base this research, theorists who address the extension and education of the field were used, such a Freire (1983), Jezine (2004), Caldart (2009), among other scholars of the same relevance, in addition to legal provisions. The most appropriate type of research to achieve the proposed objectives was qualitative and field research, still characterized as exploratory and descriptive. Data were collected through a mixed questionnaire and semi-structured interview. Content analysis (BARDIN, 1979) contributed to the organization, systematization, categorization and analysis of research data. The results indicate that the covid-19 pandemic had a negative influence on the extensionist training of the project participants. The extensionists stated that the project contributed to their academic and/or professional training, as a counterpoint they pointed out the difficulties encountered due to social isolation, such as triggering anxiety and depression crises, having to perform tasks in a remote format. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-02-01T13:20:15Z No. of bitstreams: 1 LMSL01022023.pdf: 1012944 bytes, checksum: 842e8c96789c879f17e82c32a659ddc8 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-01T13:20:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LMSL01022023.pdf: 1012944 bytes, checksum: 842e8c96789c879f17e82c32a659ddc8 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Extensão universitária. | pt_BR |
| dc.subject | Formação extensionista | pt_BR |
| dc.subject | Pandemia - Covid-19 | pt_BR |
| dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| dc.title | Nuances de um projeto de extensão do curso de Pedagogia (com área de aprofundamento em Educação do Campo): um estudo de caso | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Chaves, Gislaine da Nóbrega | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho surgiu do interesse pessoal da autora em pesquisar acerca do processo formativo extensionistas, tendo como objetivo de estudo analisar o processo formativo extensionista no projeto ―UFPB no combate à covid-19: O protagonismo das mulheres do campo quilombolas na economia popular solidária e o seus fazeres educativos‖. Para embasar essa pesquisa foram utilizados teóricos que abordam a extensão e a educação do campo, a exemplo de Freire (1983), Jezine (2004), Caldart (2009), entre outros estudiosos de mesma relevância, além de dispositivos legais. O tipo de pesquisa mais adequado para atingir os objetivos propostos foi a pesquisa qualitativa e de campo, caracterizando-se ainda como exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionário misto e entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo (BARDIN, 1979) contribuiu para a organização, sistematização, categorização e análise dos dados da pesquisa. Os resultados apontam que a pandemia da covid-19 influenciou de forma negativa na formação extensionista das participantes do projeto. As extensionistas afirmaram que o projeto contribuiu para sua formação acadêmica e/ou profissional, como contraponto apontaram as dificuldades encontradas devido ao isolamento social, como por exemplo, desencadeamento de crises de ansiedade e depressão, tendo que executar as tarefas no formato remoto. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação do Campo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LMSL01022023.pdf | 989,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
