Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26129| Tipo: | TCC |
| Título: | O programa de monitoria no componente curricular educação, economia popular solidária e práticas associativas: dizeres das monitoras acerca de suas aprendizagens |
| Autor(es): | Lima, Leomira Maria da Silva |
| Primeiro Orientador: | Chaves, Gislaine da Nóbrega |
| Resumo: | A monitoria é um processo de ensino e aprendizagem que atende às necessidades da formação discente no ensino superior, portanto o/a monitor/a vivencia diversos processos inerentes ao ofício da docência. O objetivo deste estudo é analisar os alcances e limites da monitoria, realizada no componente curricular Educação, Economia Popular Solidária e Práticas Associativas entre os períodos de 2019.1 a 2020.2 do curso de Pedagogia (Com área de Aprofundamento em Educação do Campo) da Universidade Federal da Paraíba UFPB. Para alcançar esse objetivo organizou-se os seguintes objetivos específicos: identificar os tipos de aprendizagens desenvolvidas na monitoria; descrever a experiência dos/as monitores/as do componente curricular Educação, Economia Popular Solidária e Práticas Associativas; compreender o papel dos/as monitores/as do componente curricular Educação, Economia Popular Solidária e Práticas Associativas. A pesquisa analisou as aprendizagens das monitoras no componente curricular. Para isso, o questionário e as entrevistas semiestruturadas propiciaram a coleta de dados. Para o embasamento teórico foram utilizados alguns intelectuais como Almeida (2019), Bastos (2006), Neves (2003), entre outros/as estudiosos/as. A metodologia utilizada foi qualitativa, do tipo levantamento com análise de conteúdo, caracterizada como do tipo estudo de caso e exploratória, considerada uma pesquisa documental. De acordo com os resultados, os alcances que as ex-monitoras obtiveram se referem à experiência da prática docente no ensino superior, às aprendizagens pedagógicas e ao conhecimento significativo produzido no componente Educação, Economia Popular Solidária, visto que vivenciaram aspectos da prática docente, pesquisando, planejando aulas, preparando materiais e escolhendo metodologias de ensino para serem utilizadas com a turma, tudo isso em parceria com a docente do componente curricular Educação, Economia Popular Solidária e Práticas Associativas, a pandemia causada pelo covid-19 foi um desafio a ser enfrentado, visto que a comunicação com os/as discentes da turma dava-se através de mensagens de texto e que alguns discentes tinham receio de conversar com as mesmas, tendo sido mais difícil estabelecer uma relação de proximidade mais dialógica. Ademais, a pandemia ocasionou adoecimento tanto físico quanto psicológico em alguns discentes e aos seus familiares. |
| Abstract: | Monitoring is a teaching and learning process that meets the needs of student training in higher education, therefore the monitor experiences various processes inherent to the profession of teaching. The objective of this study is to analyze the scope and limits of monitoring, through the curricular component Education, Solidarity Popular Economy and Associative Practices carried out between the periods of 2019.1 to 2020.2 of the Pedagogy course (With an area of Deepening in Rural Education) at the University Federal da Paraíba UFPB. To achieve this objective, the following specific objectives were organized: to identify the types of learning developed in monitoring; describe the experience of the monitors of the curricular component Education, Solidarity Popular Economy and Associative Practices; understand the role of the monitors of the curricular component Education, Solidarity Popular Economy and Associative Practices. The research analyzed the monitors' learning in the curricular component. For this, the questionnaire and semi-structured interviews provided data collection. For the theoretical basis, some intellectuals such as Almeida (2019), Bastos (2006), Neves (2003), among other scholars, were used. The methodology used was qualitative, of the survey type with content analysis, characterized as a case study and exploratory, considered a documentary research. According to the results, the achievements that the former monitors obtained refer to the experience of teaching practice in higher education, to pedagogical learning and to the significant knowledge produced in the Education, Popular Solidarity Economy component, since they experienced aspects of teaching practice, researching , planning classes, preparing materials and choosing teaching methodologies to be used with the class, all this in partnership with the teacher of the curricular component Education, Solidarity Popular Economy and Associative Practices, the pandemic caused by covid-19 was a challenge to be faced , since communication with the students in the class took place via text messages and that some students were afraid to talk to them, making it more difficult to establish a more dialogical close relationship. Furthermore, the pandemic caused both physical and psychological illness in some students and their families. |
| Palavras-chave: | Monitoria Aprendizagem Experiência Educação do campo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26129 |
| Data do documento: | 15-Dez-2023 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LMSL1022023.pdf | 520,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
