Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Luana da Costa-
dc.date.accessioned2023-02-01T13:48:26Z-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2023-02-01T13:48:26Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26130-
dc.description.abstractIn the following work we examine the Educational Practices of the José Albino Pimentel Municipal Elementary School, located at the Gurugi-Ipiranga quilombola community in the city of Conde, Paraíba. Our goal is to analyze the school’s pedagogical practices in order to identify if they are based on the principles and fundamentals of Rural Education and Popular Education. Our qualitative research employed both category analysis and semi structured interviews, developed according to the theoretical bases of category analysis of Rural Education, Popular Education and Pedagogical Practice. The research has identified that the Albino Pimentel School develops traditional pedagogical practices linked to the official curricular programs (BNCC and the Educar pra Valer program), but also other practices that incorporate elements aligned with rural and quilombola education through the following projects: Clamores Antigos, which involves puppetry and african-descended dances like côco de roda and maculelê; and Jornal Mural, a newspaper created and managed by students that tackles the news through the lenses of the Gurugi-Ipiranga quilombola community’s problems and questions. These pedagogical practices involve teachers, students, and community members, incentivize students to take on the role of protagonists, and value rural peoples’ labor, land, culture, history, memory, and identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-02-01T13:48:26Z No. of bitstreams: 1 LCS01022023.pdf: 1695686 bytes, checksum: c5392b8fb750c4bdb4238a5c54bc5b3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-01T13:48:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LCS01022023.pdf: 1695686 bytes, checksum: c5392b8fb750c4bdb4238a5c54bc5b3d (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.titleEducação do campo e educação popular: as práticas pedagógicas da Escola José Albino Pimentel, da comunidade quilombola do Gurugi-Ipiranga, Conde/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Maria do Socorro Xavier-
dc.description.resumoNo trabalho tratamos das Práticas Educativas da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Albino Pimentel, da Comunidade Quilombola do Gurugi- Ipiranga, Conde/PB, com o objetivo geral de analisar as práticas pedagógicas da escola, buscando identificar se elas se fundamentam nos princípios e fundamentos da Educação do Campo e da Educação Popular. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa, como estratégias de análise documental e entrevista semiestruturada. Teoricamente a pesquisa se apoiou na análise das categorias de Educação do Campo, Educação Popular e Prática Pedagógica. A pesquisa identificou que a Escola Albino Pimentel desenvolve práticas pedagógicas tradicionais vinculadas aos programas curriculares oficiais como BNCC e o programa Educar pra valer e práticas que incorporam elementos condizentes com a educação do campo e a educação quilombola, através dos projetos: Clamores Antigos que envolve o teatro popular de bonecos, danças da cultura afro como côco de roda e maculelê; o projeto Jornal Mural, criado e desenvolvido pelos estudantes que abordam notícias com problemas e questões da realidade da comunidade quilombola Gurugi/Ipiranga. Essas são práticas pedagógicas que envolvem os professores, estudantes e pessoas da comunidade e incentivam o protagonismo estudantil, valorizam o trabalho, a terra, a cultura, os modos de produção da vida, a história, a memória e a identidade dos povos do campo sujeitos do processo educativo escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCS01022023.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.