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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sabrina Aparecida da-
dc.date.accessioned2023-02-01T14:56:53Z-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2023-02-01T14:56:53Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26132-
dc.description.abstractThe objective of this proposal was to investigate the contributions of a didactic sequence involving the Brazilian Monetary System for the teaching of Mathematics, with a focus on Financial Education, in a 3rd year class of Elementary School of a rural school in the city of João Pessoa, Paraíba. The methodology is characterized by being exploratory of the pedagogical research type, with a qualitative approach, having as participating subjects 17 students from a 3rd year class of Elementary School at a quilombola school in the city of João Pessoa, Paraíba. The study was divided into three stages: diagnosis, intervention period and verification of results, where the study of the Brazilian Monetary System was prioritized, focusing on the recognition, comparison and equivalence of monetary values (notes and coins), as well as understanding the benefits of saving and conscious use of income in consumption activities. The resources used for data collection were: interview, initial diagnostic evaluation and didactic sequence (with application of 5 classes). The results indicated that the conjunctive association of methodologically active practice, using as resources the application of contextualized activities, with experimentation, interaction, use of concrete materials and professional action attentive to integral formation (cognitive, socio-emotional and other aspects), was positive and effective, as it enabled the favoring of BNCC skills over discussions of the Brazilian Monetary System. It is concluded that, in the end, the participants expanded the concepts of financial education, as well as improved aspects of reading, interpretation and mobilization of attention, reducing the stigma of mathematics and reflecting on the conscious use of money, the right to education and citizenship.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-02-01T14:56:53Z No. of bitstreams: 1 SAS01022023.pdf: 2558701 bytes, checksum: 5f87bf5201cebb1652c15d8f4a535dfd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-01T14:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAS01022023.pdf: 2558701 bytes, checksum: 5f87bf5201cebb1652c15d8f4a535dfd (MD5) Previous issue date: 2022-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSistema monetário brasileiropt_BR
dc.subjectGrandezas e medidaspt_BR
dc.titleEducação financeira no primeiro segmento do ensino fundamental: discutindo atividades de matemática em uma escola do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoO objetivo dessa proposta foi investigar as contribuições de uma sequência didática envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro para o ensino de Matemática, com foco na Educação Financeira, em uma turma de 3ª ano do Ensino Fundamental de uma escola campesina no município de João Pessoa, Paraíba. A metodologia caracterizou-se por ser exploratória do tipo pesquisa pedagógica, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos participantes 17 estudantes de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola quilombola do município de João Pessoa, Paraíba. O estudo foi dividido em três etapas: diagnóstico, período de intervenção e verificação de resultados onde priorizou-se o estudo do Sistema Monetário Brasileiro, focando no reconhecimento, comparação e equivalência de valores monetários (cédulas e moedas), assim como compreensão dos benefícios de poupar e uso consciente de renda em atividades de consumo. Os recursos utilizados para coleta de dados foram: entrevista, avaliação diagnóstica inicial e sequência didática (com aplicação de 5 aulas). Os resultados indicaram que a associação conjuntiva de prática metodologicamente ativa, utilizando como recursos a aplicação de atividades contextualizadas, com experimentação, interação, uso de materiais concretos e a ação profissional atenta a formação integral (aspectos cognitivos, socioemocionais e outros), foi positiva e eficaz, pois possibilitou o favorecimento das habilidades BNCC sobre as discussões do Sistema Monetário Brasileiro. Concluiu-se que ao final do estudo os participantes ampliaram os conceitos sobre à educação financeira, bem como melhoraram aspectos de leitura, interpretação e mobilização da atenção, reduzindo o estigma da matemática e refletindo sobre o uso consciente do dinheiro, direito à educação e cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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