Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26199
Tipo: TCC
Título: Formação de bolsistas na pandemia: o que as cartas de um projeto têm a (nos) dizer?
Autor(es): Santos, Karine Francisca dos
Primeiro Orientador: Tinôco, Saimonton
Resumo: Em tempos de Covid-19, o mundo parou por questões relacionadas às medidas de prevenção ao intenso contágio. Com isso, para tentar manter alguma comunicação, tanto docentes como estudantes começaram a utilizar as redes sociais digitais e os recursos didáticos online com mais frequência, pela necessidade de não parar as atividades acadêmicas, nas escolas e nas universidades. Sendo assim, em meio aos tantos desafios trazidos pelo Ensino Remoto Emergencial, foi pensado o projeto “Ensino de Ciências na atualidade: o que (nos) diz a BNCC?”, uma parceria interdisciplinar e interinstitucional entre docentes de instituições públicas de ensino, das regiões Norte e Nordeste do país, com ações de ensino, pesquisa e extensão. A partir da nossa participação no referido projeto, surgiu a presenta pesquisa que traz como pergunta de partida: como se dá a participação de bolsistas de graduação num projeto universitário durante a pandemia de Covid-19? Para nos aproximarmos do problema que formulamos, traçamos como objetivo conhecer as experiências formativas de bolsistas de graduação, durante a participação num projeto universitário de ensino, pesquisa e extensão realizado durante a pandemia de Covid-19. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, na qual realizamos a análise documental de cartas escritas por bolsistas de graduação que atuaram no projeto, a partir do paradigma interpretativista. Como principais resultados da pesquisa, destacamos que a participação de bolsistas no projeto foi uma experiência significativa e instigante, pois permitiu conhecer pessoas, estudar sobre a BNCC, problematizar o Ensino de Ciências e aprender sobre o planejamento e a avaliação de processos educativos, à medida que realizavam leituras dos textos teóricos, participavam das lives-aula e entravam em rodas de conversas. Também possibilitou compartilhar vivências, alimentar afetos, desenvolver a autonomia profissional e construir argumentos que sustentaram opiniões, através da partilha e da construção coletiva que aconteciam nas diversas ações desenvolvidas. Foi, ainda, uma oportunidade de alargar a formação que recebiam nos cursos de licenciatura, sobretudo no que se refere às problematizações sobre o Ensino de Ciências proposto na BNCC.
Abstract: In times of Covid-19, the world stopped for questions related to measures to prevent intense contagion. With that, to try to maintain some communication, both teachers and students began to use digital social networks and online teaching resources more frequently, due to the need not to stop academic activities, in schools and universities. Therefore, amid the many challenges brought about by Emergency Remote Teaching, the project “Science Teaching today: what does the BNCC [Common National Curriculum Base] tell (us)?”, an interdisciplinary and inter-institutional partnership between teachers from public educational institutions, from North and Northeast of Brazil, with teaching, research, and extension activities. From our participation in that project, the present research emerged that brings as a starting question: how does the participation of undergraduate scholarship holders in a university project during the Covid-19 pandemic? To get closer to the problem we have formulated, we set out to know the formative experiences of undergraduate scholarship holders, during their participation in a university teaching, research and extension project carried out during the Covid-19 pandemic. From the methodological point of view, this is exploratory qualitative research, in which we carried out the document analysis of letters written by undergraduate scholarship holders who worked on the project, based on the interpretive paradigm. As the main results of the research, we emphasize that the participation of fellows in the project was a significant and exciting experience, as it allowed them to meet people, study about the BNCC, problematize Science Teaching and learn about the planning and evaluation of educational processes, as who performed readings of theoretical texts, participated in live-classes, and entered conversation circles. It also made it possible to share experiences, feed affections, develop professional autonomy and build arguments that supported opinions, through sharing and collective construction that took place in the various actions developed. It was also an opportunity to broaden the training they received in undergraduate courses, especially regarding the problematization of Science Teaching proposed at the BNCC.
Palavras-chave: Projetos universitários
Cartas pedagógicas
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26199
Data do documento: 22-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KFS07022023-MB278.pdf718,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons