Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26200
Tipo: TCC
Título: A relação étnico racial no ensino de biologia e ciências: desenvolvendo sequência didáticas
Autor(es): Medeiros, Thamisis Maia de
Primeiro Orientador: Daxenberger, Ana Cristina Silva
Resumo: No Brasil, até hoje, a comunidade negra sente os impactos trazidos pelas atividades colonizadoras portuguesa. Precisamos romper com o estigma racista deixado na sociedade sobre a população negra brasileira em função do processo de escravização desenvolvida pelos colonizadores, sobretudo, baseados nas teorias raciais do século XIX, que estiverem e estão presentes até hoje na sociedade. Após muita luta dos movimentos sociais, em especial o Movimento Negro, pela inclusão social e superação do racismo alguns direitos e mudanças de panoramas foram alcançados. Dentre essas conquistas está a implementação da Lei 10.639, instituída no ano de 2003 para inserir nos currículos escolares da rede de ensino a História e Cultura Afro-Brasileira. Assim, percebendo a ciência como uma área de estudo promissora na desconstrução do racismo, buscou-se neste estudo compreender como pode se construir práticas educativas antirracistas dentro da área de ciências no ensino fundamental e médio. A pesquisa em questão utiliza uma metodologia de caráter qualitativa, tendo como primeira etapa uma pesquisa bibliográfica, onde foram selecionadas as obras e materiais a serem utilizadas na sequência didática. Foram construídas duas Sequências Didáticas de Ensino baseadas nos três momentos pedagógicos, sendo uma voltada para o ensino de ciências e outra para o ensino de biologia. Através do aporte teórico foi possível indicar alternativas para produzir uma prática pedagógica que valoriza a diversidade racial brasileira através do ensino de Evolução Biológica e do Legado Científico e Tecnológico dos povos Africanos para o mundo.Pode-se afirmar o quão importante é a ação do docente para a superação do racismos assim como assumir o compromisso da valorização da cultura afrodescendente, como está previsto na legislação educacional. Por isso, ratifica-se a necessidade da inserção das temáticas nos currículos das licenciaturas e o desenvolvimento de formações continuadas sobre a temática.
Abstract: In Brazil, even today, the black community feels the impacts brought by Portuguese colonizing activities. We need to break with the racist stigma left in society on the Brazilian black population due to the enslavement process developed by the colonizers, especially based on the racial theories of the 19th century, which were and are still present in society. After much struggle by social movements, especially the Black Movement, for social inclusion and overcoming racism, some rights and changes in panoramas were achieved. Among these achievements is the implementation of Law 10.639, instituted in 2003 to include Afro-Brazilian History and Culture in the school curricula of the teaching network. Thus, perceiving science as a promising area of study in the deconstruction of racism, this study sought to understand how anti-racist educational practices can be built within the area of science in elementary and high school. The research in question uses a qualitative methodology, having as a first step a bibliographical research, where the works and materials to be used in the didactic sequence were selected. Two Didactic Teaching Sequences were built based on the three pedagogical moments, one focused on science teaching and the other on biology teaching. Through the theoretical contribution, it was possible to indicate alternatives to produce a pedagogical practice that values Brazilian racial diversity through the teaching of Biological Evolution and the Scientific and Technological Legacy of African peoples for the world. for overcoming racism, as well as assuming the commitment of valuing Afro-descendant culture, as provided for in educational legislation. Therefore, it confirms the need to include these themes in
Palavras-chave: Ciências biológicas
Lei 10.639
Currículos escolares
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26200
Data do documento: 6-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMM07022023-MB277.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons