Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Sonia Lopes da-
dc.date.accessioned2023-02-07T14:21:34Z-
dc.date.available2022-12-22-
dc.date.available2023-02-07T14:21:34Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26203-
dc.description.abstractThis article is constituted through an autoethnographic report of a graduate of the Biological Sciences course during her work as an intern in the Inclusion and Accessibility Committee (IAC) of the Federal University of Paraíba - Campus II, located in the city of Areia -PB. The Inclusion and Accessibility Committee (IAC) is a special consultancy directly linked to the rectory's office, which offers support to students, administrative staff and teachers with disabilities. The experience report aims to analyze the formation of the biology teacher from an inclusive perspective, since the teacher has an important role in the teaching and learning process and his formation has become a subject much debated in recent research. Through the non-mandatory internship, it was possible to understand its importance for the professional, political and social formation of the undergraduate student, in order to promote the development of skills necessary for solving problems and developing strategies for serving the public, organization, improvement in writing and communication, in the development of a critical sense regarding public policies, especially as regards inclusion.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2023-02-07T14:21:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MSLS07022023-MB274.pdf: 448948 bytes, checksum: a40b6f2324d970bda1433bb77822fb94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-07T14:21:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MSLS07022023-MB274.pdf: 448948 bytes, checksum: a40b6f2324d970bda1433bb77822fb94 (MD5) Previous issue date: 2022-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas de inclusãopt_BR
dc.subjectEstágio não obrigatóriopt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.titleFormação docente: um relato autoetnográfico no comitê de inclusão e acessibilidade da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Daxenberger, Ana Cristina Silva-
dc.description.resumoO presente artigo, constitui-se por meio de um relato autoetnográfico de uma graduanda do curso de Ciências Biológicas durante a sua atuação como estagiária no Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba- Campus II, localizada no município de Areia-PB. O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) é uma assessoria especial vinculada diretamente ao gabinete da reitoria, a qual oferece apoio aos estudantes, técnicos administrativos e professores com deficiência. O relato de experiência tem como objetivo, analisar a formação do professor de biologia sob uma perspectiva, visto que o professor possui um papel importante no processo de ensino e aprendizagem e a sua formação tem se tornado assunto bastante debatido em pesquisas recentes. Através do estágio não obrigatório, foi possível compreender a sua importância para a formação profissional, política e social da graduanda, de modo a promover o desenvolvimento de habilidades necessárias para a resolução de problemas e desenvolvimentos de estratégias para atendimento ao público, organização, melhoria na escrita e na comunicação, no desenvolvimento do senso crítico a respeito das políticas públicas, sobretudo as de inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Fundamentais e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSLS07022023-MB274.pdf438,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons