Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26222
Tipo: | TCC |
Título: | "A gente não é diferente dos outros alunos": reflexões quanto ao ensino de química em conversas com alunos com deficiência visual, ledoras e professora |
Autor(es): | Oliveira, Maria Fidelis de |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos |
Resumo: | O ensino de Química ainda ocorre de forma estritamente visual, por meio de modelos representativos, como desenhos, programas computacionais, simbologia química e os estudos dos fenômenos químicos em sala de aula. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi refletir quanto ao ensino de química em conversas com alunos com deficiência visual, ledoras e professora. Reconhecendo a busca empreendida, esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa. Com relação ao objetivo, a definimos como descritiva, e quanto ao procedimento técnico, como estudo de campo. Os participantes foram três alunos com deficiência visual, três ledoras e uma professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande. Como modo de preservar a identidade dos participantes e organizar as respostas, os alunos, ledoras e professora foram identificados por pseudônimos, os quais correspondiam aos nomes dos familiares de uma das pesquisadoras: José, Antônio, Francisco, Patrícia, Sandra, Sofia e Lourdes. A construção dos dados ocorreu a partir de uma roda de conversa com os três alunos, em seguida com três ledoras e, por fim, com a professora, na busca de refletir sobre a construção de saberes químicos e aprendizagem na disciplina de química. Os resultados obtidos foram analisados de acordo com os princípios da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir desses foi possível identificar através dos relatos dos alunos com deficiência visual que todos vivenciam experiências significativas em sala de aula por meio de materiais adaptados e produzidos pela professora, com o auxílio das ledoras. As ledoras afirmam que os alunos apresentam as mesmas dificuldades que qualquer outro aluno normovisual. Para a professora, os alunos são dedicados, altamente inteligentes, além de reforçar a importância das ledoras e enfatizando a importância da inclusão e as adaptações em sua sala de aula. Podemos concluir que os alunos com deficiência visual viveram boas experiências na disciplina de Química, devido aos materiais adaptados e produzidos pela professora, com o auxílio das ledoras, tendo essas últimas um papel fundamental na construção de saberes químicos desses alunos. Além disso, concluímos que a professora é sensível a questão da inclusão e que muitos foram os caminhos pedagógicos utilizados por essa na busca de incluir os alunos com deficiência durante a sua prática de ensino |
Abstract: | The teaching of chemistry still occurs in a strictly visual way, through representative models such as drawings, computer programs, chemical symbols, and the study of chemical phenomena in the classroom. Therefore, this study aimed to reflect on the teaching of chemistry in conversations with visually impaired students, readers, and a teacher. This research presents a qualitative approach. Regarding the objective, we defined it as descriptive, and with regard to the technical procedure, it was characterized as a field study. The participants were three visually impaired students, three readers, and a teacher from the Federal Institute of Paraíba (IFPB), campus Campina Grande. In order to preserve the identity of the participants and organize the responses, the students, readers, and teacher were identified by pseudonyms, which corresponded to the names of one of the researchers' relatives: José, Antônio, Francisco, Patrícia, Sandra, Sofia, and Lourdes. The construction of the data occurred from a conversation circle with the three students, followed by three readers, and finally with the teacher, in an effort to reflect on the construction of chemical knowledge and learning of the chemistry content. The results obtained were analyzed according to the principles of Bardin's Content Analysis. From these, it was possible to identify through the visually impaired students that all have significant experiences in the classroom through adapted and produced materials by the teacher, with the help of the readers. The readers assert that the students present the same difficulties as any other normally sighted student. For the teacher, the students are dedicated, highly intelligent, and reinforce the importance of the readers while emphasizing the importance of inclusion and adaptations in their classroom. We can conclude that visually impaired students had good experiences in the chemistry discipline due to the adapted and produced materials by the teacher, with the help of the readers, with the latter having a fundamental role in the construction of chemical knowledge for these students. In addition, we conclude that the teacher is sensitive to the issue of inclusion and that there were many pedagogical paths used by this teacher to include students with disabilities during their teaching practice. |
Palavras-chave: | Química - Ensino Ensino inclusivo Deficiência visual |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química e Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26222 |
Data do documento: | 19-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MFO08022023-MQ077.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons