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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26228
Tipo: TCC
Título: "Nunca pensei que uma abraço fizesse tanta falta": conversações pandêmicas com professoras do Ensino Superior
Autor(es): Araújo, Gerlene Dias de
Primeiro Orientador: Tinôco, Saimonton
Resumo: Com o surgimento da pandemia de Covid-19 muitas indagações foram feitas, a respeito de como se daria o desenrolar de nossas vidas sociais, profissionais e acadêmicas diante de um momento tão nefasto, no qual muitas pessoas lutavam pela vida. Em meio a esse acontecimento nasceu o Ensino Remoto Emergencial, com o intuito de amenizar os danos acadêmicos que a pandemia de Covid-19 poderia causar e, como consequência disso, a pesquisa que deu origem a este Trabalho de Conclusão de Curso. Assim, definimos como problema de pesquisa o modo como professoras do Ensino Superior lidavam com o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de Covid-19 e como objetivo conhecer como professoras do Ensino Superior viveram o Ensino Remoto Emergencial, durante a pandemia de Covid-19. Para atingir tal objetivo, utilizamos a conversa como metodologia de pesquisa, quando dialogamos remotamente com cinco professoras que atuam no Ensino Superior, vinculadas a universidades públicas federais do Norte e do Nordeste do país. As conversas foram gravadas em áudio e vídeo e transcritas posteriormente por meio de um editor de textos. Em relação à apresentação dos dados, organizamos uma discussão ancorada nos dois eixos estruturantes do trabalho, quais sejam: a pandemia do novo Coronavírus e o Ensino Remoto Emergencial. Com isso, buscamos descrever os processos desencadeados em cada um desses contextos experienciais, a partir das conversas com as professoras e da recente produção teórica sobre as temáticas. Do ponto de vista das análises de dados, destacamos que a pandemia foi um momento bastante desafiador, quando tivemos que nos adaptar a uma nova forma de viver: pautada na tecnologia e no virtual. Em tal cenário, lidamos com sentimentos de solidão, angústia, ansiedade e exaustão, agravados com a sobrecarga de trabalho. O Ensino Remoto Emergencial foi um período difícil, no qual vivemos com pouco contato físico, ausência de equipamentos tecnológicos e dificuldades de conexão à internet. Foi preciso investir recursos financeiros próprios para a ministração das aulas, além de aprendermos sozinhos a utilizarmos as tecnologias necessárias às aulas remotas. Por fim, acreditamos que sairemos de tal cenário valorizando o papel das aulas presenciais para a formação humana, mas também reconhecendo as possibilidades da introdução das tecnologias em nosso cotidiano acadêmico. Conhecer as ferramentas digitais e fazer críticas a elas nos permitirá usufruirmos suas potencialidades da melhor forma possível, em nosso trabalho docente.
Abstract: With the emergence of the Covid-19 pandemic, many questions were asked about how our social, professional, and academic lives would unfold in the face of such a disastrous moment, in which many people were fighting for their lives. In the midst of this event, Emergency Remote Teaching was born, with the aim of mitigating the academic damage that the Covid-19 pandemic could cause and, as a result, the research that gave rise to this Course Completion Work. Thus, we defined as a research problem the way Higher Education teachers dealt with Emergency Remote Teaching during the Covid-19 pandemic and the objective was to know how Higher Education teachers lived Emergency Remote Teaching during the Covid-19 pandemic. To achieve this objective, we used conversation as a research methodology, when we dialogued remotely with five professors who work in Higher Education, linked to federal public universities in the North and Northeast of Brazil. The conversations were recorded in audio and video and later transcribed using a text editor. Regarding the presentation of data, we organized a discussion anchored in the two structuring axes of the work, namely: the pandemic of the new Coronavirus and Emergency Remote Teaching. With this, we seek to describe the processes triggered in each of these experiential contexts, based on conversations with the teachers and the recent theoretical production on the themes. From the point of view of data analysis, we highlight that the pandemic was a very challenging moment, when we had to adapt to a new way of living: based on technology and virtual reality. In such a scenario, we deal with feelings of loneliness, anguish, anxiety, and exhaustion, aggravated by work overload. Emergency Remote Teaching was a difficult period, in which we lived with little physical contact, lack of technological equipment and internet connection difficulties. It was necessary to invest our own financial resources to teach classes, in addition to learning on our own to use the technologies necessary for remote classes. Finally, we believe that we will come out of this scenario valuing the role of face-to face classes for human development, but also recognizing the possibilities of introducing technologies in our academic routine. Getting to know digital tools and criticizing them will allow us to take advantage of their potential in the best possible way in our teaching work.
Palavras-chave: Química
Conversa como metodologia
Ensino remoto emergêncial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26228
Data do documento: 20-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

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