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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26257
Tipo: | TCC |
Título: | “APENAS ATIRE NO ÁRABE”: ORIENTALISMO, ISLAMOFOBIA E IMPERIALISMO NAS NARRATIVAS DE FIRST PERSON SHOOTERS |
Autor(es): | COSTA, LUCAS DANTAS |
Primeiro Orientador: | Veiga, Ana Maria |
Resumo: | No âmbito do presente trabalho, buscar-se-á investigar a relação da História com recursos discursivos utilizados no enredo de determinados videogames, entendidos conceitualmente como jogos digitais de “guerra”: jogos eletrônicos cujos elementos centrais, tanto da narrativa como da jogabilidade, centram-se no desenrolar de conflitos bélicos. Para o recorte deste objeto, restringiu-se o pertencimento ao gênero dos first person shooters (“atiradores em primeira pessoa”, identificados pela popular sigla FPS), o que diz respeito a perspectiva gráfica adotada – a “visão da câmera”, ao pensarmos em um filme. Ademais, suas temáticas se localizam através de um recorte espacial e temporal comum. São geograficamente situadas em proximidade com o Grande Oriente Médio. Temporalmente, suas tramas se desenrolam em mundos fictícios, mas que apresentam um pano de fundo histórico comum à realidade, pensadas no contexto entre o fim da Guerra Fria, atravessando a “guerra ao terror” e alcançando a conjuntura de campanhas militares na atualidade. Essa seleção tem a ver com a problematização pretendida através de uma tríade conceitual – orientalismo, islamofobia e imperialismo – com a qual se objetiva analisar de que forma o jogo Call of Duty: Modern Warfare (2019) representa o “Outro” oriental. Conclui-se como o grande mérito dos jogos digitais de guerra, no que tange ao repertório orientalista, foi incluí-lo relativamente inalterado nessa nova forma de entretenimento que são os videogames. Com isso, podem se nutrir de sua autoridade intelectual, ao passo que reafirmam uma visão de mundo ordenada pelas categorias da guerra ao terror, elevando o intervencionismo estadunidense como mecanismo para coibir ansiedades sociais e o sentimento de ameaça pelo “Outro”, que deve e pode ser combatido, restringido, assimilado ou aniquilado. |
Abstract: | Within the scope of this work, we will seek to investigate the relationship between History and discursive resources used in the plot of certain video games, conceptually understood as “war” video games: digital games whose central elements, both in the narrative and in the gameplay, center in the unfolding of warlike conflicts. For the restrainment of such objects, they are required to belong to the genre of first person shooters (identified by the popular acronym FPS), which concerns the graphic perspective adopted – the “camera view”, when we think in a movie. Furthermore, its themes are located through a common spatial and temporal cut. They are geographically situated in close proximity to the Greater Middle East. Temporally, its plots unfold in fictional worlds, which present a historical background common to reality, thought in the context between the end of the Cold War, going through the “war on terror” and reaching the current situation of military campaigns. This selection has to do with the intended problematization through a conceptual triad – orientalism, islamophobia and imperialism – with which the objective is to analyze how the game Call of Duty: Modern Warfare (2019) represents the oriental “Other”. It is concluded that the great merit of digital war games, regarding the orientalist repertoire, was to include it relatively unchanged in this new form of entertainment that are video games. With this, they can be nourished by its intellectual authority, while reaffirming a worldview ordered by the categories of the war on terror, elevating US interventionism as a mechanism to curb social anxieties and the feeling of threat by the “Other”, who must be fought, restricted, assimilated or annihilated. |
Palavras-chave: | Videogames. Guerra. Orientalismo. História. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26257 |
Data do documento: | Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
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