Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26271
Tipo: Tese
Título: “A gente já cresceu muito”: dos des/encontros da formação docente inclusiva aos indícios de desenvolvimento profissional no ensino de inglês para idosos
Autor(es): Silveira, Karyne Soares Duarte
Primeiro Orientador: Reichmann, Carla Lynn
Resumo: A formação docente inicial socialmente comprometida com a educação inclusiva demanda de todos os professores envolvidos a mobilização de saberes sobre seus contextos de atuação, seus alunos, bem como uma compreensão mais ampla sobre o seu próprio agir. Neste sentido, esta pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativista, foi desenvolvida com o objetivo geral de analisar os efeitos do ensino de inglês para idosos na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) no agir de dois professores em formação inicial. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as representações sobre o trabalho docente na UAMA tematizadas nos textos empíricos dos professores colaboradores; (ii) investigar o que tais representações revelam sobre as dimensões do trabalho docente desenvolvido na UAMA; e (iii) analisar de que forma o agir docente é ressignificado pelos professores naquele contexto de ensino de inglês para idosos. Para atingir esses objetivos, em sintonia com o paradigma da Linguística Aplicada contemporânea comprometida com uma agenda ética de pesquisa, ação e intervenção na vida social (CELANI, 2005; MOITA LOPES, 2006), foi utilizado um arcabouço teórico baseado em duas principais discussões: a primeira consiste na perspectiva da formação docente voltada à transformação da realidade social (ZEICHNER, 2008; FONTOURA, 2017), com foco na educação inclusiva e sua interface com o ensino de línguas estrangeiras (MEDRADO; CELANI, 2017a; FONTANA, 2017), contemplando o ensino de inglês para idosos (MACHADO; CHAVES; OLIVEIRA, 2009; PORTO, 2018); a segunda refere-se à investigação sobre o trabalho docente, como uma questão de desenvolvimento profissional, e as ressignificações do agir do professor à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2012; MACHADO, 2004; MACHADO; BRONCKART, 2009), relacionados aos estudos das Ciências do Trabalho (AMIGUES, 2004; SAUJAT, 2004; CLOT, 2007, 2010a, 2010b). As categorias de análise adotadas foram definidas com base nos níveis organizacional, enunciativo e semântico dos textos. Foram colaboradores desta pesquisa dois professores em formação inicial no curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); eles ministraram juntos o curso de inglês para idosos na UAMA por meio do projeto de extensão intitulado “Let’s speak English: experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa para idosos”, sob supervisão desta pesquisadora. O corpus é composto por transcrições de entrevistas de autoconfrontação simples (CLOT, 2007) realizadas com os professores colaboradores e os resultados revelaram, como temas mais relevantes em seus textos, avaliações referentes aos: (i) encontros do coletivo de trabalho; (ii) encontros com os alunos idosos; e (iii) efeitos desses encontros no trabalho docente. Com base na análise linguístico-discursiva dos referidos temas, foram identificadas nuances do trabalho prescrito e realizado, bem como uma dimensão menos visível, o trabalho real, evidenciando as emoções e as formas como os professores (re)construíram sentidos sobre o seu fazer pedagógico em relação aos conflitos propiciados pelos encontros. Os resultados e a discussão realizados sinalizam o quanto os contextos inclusivos podem afetar o trabalho de professores em formação inicial, desvelando indícios de seu desenvolvimento profissional.
Abstract: Initial teacher education socially committed to inclusive education requires all teachers involved to mobilize knowledge about their work context, their students as well as a broader understanding about their own practice. Therefore, this qualitative interpretative research aims at analyzing the effects of English teaching to elderly citizens in two novice teachers’ practice, at the Universidade Aberta à Maturidade (UAMA). The following specific objectives were established: (i) to identify the representations of teachers’ work at UAMA mentioned by the teachers in their empirical texts; (ii) to investigate the representations revealed about the dimensions of teachers’ work at UAMA; and (iii) to analyze how teachers’ practice is reframed by the teachers in the context of English teaching to elderly students. In order to reach these goals, in line with the contemporary Applied Linguistics paradigm, engaged with an ethical agenda involving research, action and intervention in social life (CELANI, 2005; MOITA LOPES, 2006), the theoretical framework for this research was based in two main discussions: firstly, the perspective of teacher education devoted to transforming the social reality (ZEICHNER, 2008; FONTOURA, 2017), focused on inclusive education and its interface with foreign language teaching (MEDRADO; CELANI, 2017a; FONTANA, 2017), and taking into account English teaching to elderly students (MACHADO; CHAVES; OLIVEIRA, 2009; PORTO, 2018); secondly, the investigation on teachers’ work, in terms of professional development, and how to reframe teachers’ practice in light of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 2006, 2008, 2012; MACHADO, 2004; MACHADO; BRONCKART, 2009), related to the Labor Sciences (AMIGUES, 2004; SAUJAT, 2004; CLOT, 2007, 2010a, 2010b). The analytical categories adopted were defined according to the organizational, enunciative and semantic levels of the texts. Two teachers in initial education in the Letters-English undergraduate program at the Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) were the collaborators of this research; they taught together the English course to the elderly students at UAMA through the extracurricular project entitled “Let’s speak English: experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa para idosos”, under the supervision of this researcher. The corpus consists of transcriptions of simple self-confrontation interviews (CLOT, 2007) carried out with the collaborators, and results revealed, as most relevant themes in their texts, evaluations related to: (i) encounters of the work collective; (ii) encounters with the elderly students; and (iii) the impact of these encounters in teachers’ work. Based on the linguisticdiscursive analysis of the above-mentioned themes, nuances of prescribed and realized work were identified, as well as a less visible dimension, the real work, emphasizing the emotions and the ways teachers (re)construct meanings about their pedagogical practice regarding the conflicts provided by the encounters. The results and discussion carried out signal how inclusive contexts may affect teachers’ work in initial education, unveiling evidence of professional development.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Interacionismo sociodiscursivo
Formação docente inclusiva
Desenvolvimento profissional
Ensino de inglês - Idosos
Linguística aplicada
Applied linguistics
Sociodiscursive interactionism
Inclusive teacher education
Professional development
English teaching to the elderly
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26271
Data do documento: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KaryneSoaresDuarteSilveira_Tese.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons