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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26281
Tipo: Dissertação
Título: Aguadas com anilina e nanquim: a inclusão de pessoas com deficiência na escolinha de arte do Recife
Autor(es): Moura, Ediel Barbalho de Andrade
Primeiro Orientador: Silva, Maria Betânia e
Resumo: A Escolinha de Arte do Recife (EAR) é uma instituição fundada em 1953, na efervescência do Movimento Escolinha de Arte, idealizada por pensadores alinhados à Escola nova. A Instituição recifense seguiu os moldes da Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro, e ampliou sua atuação no campo da arte/educação ao acolher pessoas com deficiência (PCD). Em sua trajetória, recebeu um público diversificado, porém ao consultarmos informações sobre as pessoas artistas com deficiência, deparamo-nos com a ausência de registros e estudos que tratassem da memória desses estudantes artistas e de seus processos formativos em arte. Diante dessa problemática, nós nos propomos a investigar a presença desse público na instituição a fim de compreender aspectos do processo de inclusão e formação de pessoas com deficiência na EAR. Fundamentados no pensamento filosófico, observamos como funciona a relação de poder que marginalizou os corpos abjetos e suas experiências em arte. Compreendemos, também, alguns aspectos históricos sobre a educação para PCD e sobre a acessibilidade, para podermos elaborar nosso pensamento sobre a perspectiva de inclusão da EAR e sobre as suas práticas arte/educativas. Nossa investigação cartográfica foi sendo constituída como uma aguada com anilina e nanquim, com pinceladas, a partir da pesquisa documental. As informações coletadas em fichas, memórias de arte/educadoras e registros de produções artísticas de três artistas que vivenciaram experiências estéticas, no período de 1997 a 2019, direcionaram nossa compreensão sobre os processos inclusivos e formativos analisados. Referendados em registros bibliográficos e registros verbais, constatamos que a Instituição, embora tenha acolhido uma diversidade de especificidades, não foi inclusiva com todas elas. O ensino da arte na perspectiva inclusiva, que visa à superação de barreiras, possibilitando a acessibilidade e a inclusão de fato, por motivos peculiares pode ser considerado inclusivo para as pessoas com deficiência intelectual. Assim sendo, passamos a analisar as experiências artísticas na Instituição como provocadoras de processos mentais criativos, que proporcionavam aos estudantes momentos de (re)elaboração de conceitos, sentimentos e identidades artísticas. Na busca por uma resposta para nosso problema de pesquisa, outros questionamentos foram surgindo entre as pinceladas que fomos fazendo.
Abstract: No abstract.
RESUMEN. La Escolinha de Arte do Recife (EAR) es una institución fundada en 1953, en la efervescencia del Movimiento Escolinha de Arte, idealizado por pensadores alineados a la Escuela nueva. La institución recifense siguió los moldes de la Escolinha de Arte do Brasil, en Río de Janeiro, y amplió su actuación en el campo del arte/educación al acoger personas con discapacidad (PCD). En su trayectoria la institución recibió un público diverso, pero al consultar informaciones sobre las personas artistas con discapacidad nos deparamos con la ausencia de registros y estudios que trataran de la memoria de esos estudiantes artistas y de sus procesos formativos en arte. Ante esta problemática nos proponemos investigar la presencia de ese público en la institución a fin de comprender aspectos del proceso de inclusión y formación de personas con discapacidad en la EAR. Fundamentados en el pensamiento filosófico observamos cómo funciona la relación de poder que margina los cuerpos abyectos y sus experiencias en arte. También comprendemos algunos aspectos históricos sobre la educación para la PCD y sobre la accesibilidad, para que podamos elaborar nuestro pensamiento sobre la perspectiva de inclusión de la EAR y sobre sus prácticas arte/educativas. Nuestra investigación cartográfica fue siendo constituida como una aguada con anilina y nanquim, con pinceladas a partir de la investigación documental. La información recogida en fichas, memorias de arte/educadoras y registros de producciones artísticas de tres artistas que experimentaron experiencias estéticas en el período de 1997 a 2019, dirigieron nuestra comprensión sobre los procesos inclusivos y formativos analizados. Refrendados en registros bibliográficos y registros verbales vimos que la institución, aunque haya acogido una diversidad de especificidades, no fue inclusiva de todas ellas. La enseñanza del arte en la perspectiva inclusiva, que busca la superación de barreras, posibilitando la accesibilidad y la inclusión de hecho, por motivos peculiares puede ser considerado inclusivo para las personas con discapacidad intelectual. Siendo así pasamos a analizar las experiencias artísticas en la institución como provocadoras de procesos mentales creativos, que proporcionaba a los estudiantes momentos de (re)elaboración de conceptos, sentimientos e identidades artísticas. En la búsqueda de una respuesta para nuestro problema de investigación, otros cuestionamientos fueron surgiendo entre las pinceladas que fuimos haciendo.
Palavras-chave: Escolinha de arte
Recife - Artes
Artes visuais
Inclusão
Acessibilidade
Art school
Recife - Arts
Visual arts
Inclusion
Accessibility
Artes visuales
Inclusión
Accesibilidad
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26281
Data do documento: 15-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

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