Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26282
Tipo: Dissertação
Título: A sequência didática e a produção do gênero diário pessoal em uma turma de 3º ano do ensino fundamental
Autor(es): Ribeiro, Eleriza Melquiades
Primeiro Orientador: Silva, Regina Celi Mendes Pereira da
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa vem passando por grandes transformações em seu modo de utilização de propostas didáticas. No presente estudo, propomos uma organização do ensino por meio de uma sequência didática com foco no gênero diário pessoal, sob a perspectiva sociointeracionista, em uma instituição municipal localizada na capital Paraibana. Nosso principal objetivo foi investigar quais avanços e dificuldades registrados no desenvolvimento de uma sequência didática do gênero diário pessoal com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. E, mais especificamente: a) analisar a elaboração e condução de uma sequência didática do gênero diário pessoal, nos aspectos sociocomunicativos e discursivos da produção textual; e, b) investigar quais elementos do gênero são contemplados na escrita do diário pessoal. Para geração e obtenção dos dados, desenvolvemos uma pesquisa-colaborativa, ancoradas nos fundamentos metodológicos apresentados pela Linguística Aplicada, em uma perspectiva de caráter qualitativo-interpretativista, na qual a docente participou ativamente de todo processo, desde a elaboração da sequência didática até a análise das produções dos estudantes, ao final do percurso. Na análise e escrita dos nossos resultados, nos embasamos nos pressupostos teórico-metodológicos defendidos pelo Interacionismo Sócio discursivo (ISD), no que se refere às capacidades de linguagem, mais precisamente às capacidades de ação. Verificamos que a docente utilizou diferentes estratégias, como modos de viabilizar a leitura, a releitura, a discussão e a interpretação dos textos, ampliação e sugestão de atividades, textos e vídeos, enfatizando os parâmetros de produção de modo a promover a compreensão do gênero, pois, mesmo que os discentes tenham apresentado algumas dificuldades, eles ressignificaram tal produção. Os resultados, no geral, apontam para a importância de um planejamento pedagógico condizente, que considere a aprendizagem significativa dos estudantes, por meio de objetivos e atividades que estimulem e permitam a ampliação do conhecimento e, consequentemente, dos índices de alfabetização e letramento.
Abstract: The teaching of Portuguese Language has been going through great transformations in its way of using didactic proposals. In the present study, we propose an organization of teaching through a didactic sequence focusing on the personal daily genre, from a Social Interactionist perspective, in a municipal institution located in the capital of Paraíba. Our main objective was to investigate which advances and difficulties registered in the development of a didactic sequence of the personal diary genre with students of the 3rd year of Elementary School. And, more specifically: a) to analyze the elaboration and conduction of a didactic sequence of the personal diary genre, in the socio-communicative and discursive aspects of textual production; and, b) investigate which elements of the genre are included in the writing of the personal diary. In order to generate and obtain the data, we developed a collaborative research, based on the methodological foundations presented by Applied Linguistics, in a qualitative-interpretative perspective, in which the professor actively participated in the whole process, from the elaboration of the didactic sequence to the analysis of the students' productions at the end of the course. In the analysis and writing of our results, we base ourselves on the theoretical-methodological assumptions defended by Social Discourse Interactionism (SDI), with regard to language capabilities, more precisely to action capabilities. We found that the teacher used different strategies, such as ways to facilitate reading, rereading, discussion and interpretation of texts, expansion and suggestion of activities, texts and videos, emphasizing production parameters in order to promote the understanding of the genre, because, even if the students have presented some difficulties, they’ve re-signified such production. The results, in general, point to the importance of a suitable pedagogical planning, which considers the students' significant learning, through objectives and activities that stimulate and allow the expansion of knowledge and, consequently, of literacy and literacy rates.
Palavras-chave: Língua portuguesa - Ensino
Produção textual
Gênero - Diário pessoal
Linguística aplicada
Portuguese Language - Teaching
Text production
Genre - Personal diary
Applied Linguistics
Sequência didática
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26282
Data do documento: 13-Set-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElerizaMelquiadesRibeiro_Dissert.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons