Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26288
Tipo: Dissertação
Título: O Cantar de Mío Cid percebido como uma velada exortação à ascensão estamental
Autor(es): Alfaro, Luis Ernesto Barriga
Primeiro Orientador: Lopez, Juan Ignacio Jurado Centurion
Resumo: Esta dissertação se situa na área de concentração de Literatura, Cultura e Tradução, na linha de pesquisa dos estudos Clássicos e Medievais. Tem como corpus o Cantar de Mío Cid e gira em torno à hipótese: o Cantar De Mío Cid é apenas uma alegoria à vida de Rodrigo Díaz de Vivar e a todo ao que o seu imaginário cavalheiresco representa? Ou, aliás, contem diluída uma crítica à rigidez estamental castelhana daquele contexto medieval? Este aspeto aparece encoberto habilmente pelo jogral e as suas capacidades discursivas na obra. Nesta reflexão se analisa o contexto histórico e cultural em conjunto com diversos fragmentos da obra que apontam para a nossa interrogante maior anteriormente citada, onde o Cid Campeador e os seus colaboradores são transparecidos como evidências de mobilidade estamental. Neste estudo se observa que, o nosso corpus contém crítica à sociedade estamental do seu contexto, encorajou os indivíduos à reflexão, e não deveria ser considerado apenas como uma obra de exaltação do imaginário cavalheiresco através de um herói mitificado. Como referencial teórico, estão principalmente as contribuições de Carlos Blanco Aguinaga (1976); Francisco López Estrada (1983); Jaume Aurell (2006) com o método analítico do nuevo medievalismo; Pierre Bourdieu (1996) e a formação das identidades; e Jonathan Culler (1999) com o campo literário, norteiam este estudo.
Abstract: This dissertation is situated in the concentration area of Literature, Culture and Translation, within the research line of Classical and Medieval studies. Its corpus is the Cantar de Mío Cid and revolves around the hypothesis: is the Cantar De Mío Cid only an allegory to the life of Rodrigo Díaz de Vivar and to all that his chivalric imaginary represents? Or do they contain a diluted critique of the Castilian social rigidity of that medieval context? This aspect is skillfully covered up by the jogler and his discursive capacities in the work. In this reflection we analyze the historical and cultural context together with several fragments of the work that point to our major question previously mentioned, where the Cid Campeador and his collaborators are shown as evidences of the mobility of the society. In this study, it is observed that the corpus contains criticism of the society of its context, encouraged individuals to reflect, and should not be considered only as a work of exaltation of chivalric imagery through a mythified hero. As theoretical reference, one has mainly the contributions of Carlos Blanco Aguinaga (1976); Francisco López Estrada (1983); Jaume Aurell (2006) with the analytical method of nuevo medievalismo; Pierre Bourdieu (1996) and the formation of identities; and Jonathan Culler (1999) and the literary field, guide this study.
RESUMEN. Esta disertación se sitúa en el área de concentración de Literatura, Cultura y Traducción, dentro de la línea investigativa de los estudios Clásicos y Medievales. Tiene como corpus el Cantar de Mío Cid y gira entorno a la hipótesis: ¿el Cantar De Mío Cid es solo una alegoría a la vida de Rodrigo Díaz de Vivar y a todo lo que su imaginario caballeresco representa? O, además, ¿con-tiene diluida una crítica a la rigidez estamental castellana de aquel contexto medieval? Este aspecto aparece encubierto hábilmente por el juglar y sus capacidades discursivas en la obra. En esta reflexión se analiza el contexto histórico y cultural en conjunto con diversos fragmentos de la obra que apuntan para nuestra interrogante mayor anteriormente citada, donde el Cid Campeador y sus colaboradores son vistos como evidencias de movilidad social estamental. En este estudio se observa que, el corpus contiene crítica a la sociedad estamental de su contexto, encoraja a los individuos a reflexionar, y no debería ser considerado tan solo como una obra de exaltación del imaginario caballeresco a través de un héroe mitificado. Como referencial teó-rico, están principalmente las contribuciones de Carlos Blanco Aguinaga (1976); Francisco Ló-pez Estrada (1983); Jaume Aurell (2006) con el método analítico del nuevo medievalismo; Pie-rre Bourdieu (1996) y la teoría de la formación de las identidades; y Jonathan Culler (1999) con la teoría del campo literario, nortean este estudio.
Palavras-chave: Crítica literária
Cantar de Mío Cid
Ascensão estamental
Novo medievalismo
Literary criticism
Statist rise
New medievalism
Ascensión estamental
Nuevo medievalismo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26288
Data do documento: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuisErnestoBarrigaAlfaro_Dissert.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons