Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Josiely da Silva-
dc.creatorPereira, Mariane do Nascimento-
dc.creatorOliveira, Thalita Lúcia Almeida de-
dc.date.accessioned2017-10-24T12:27:20Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2017-10-24T12:27:20Z-
dc.date.issued2017-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2631-
dc.description.abstractThis work has as its theme: The Paralympic Games of the year 2016 from the educational point of view: an analysis from the point of view of the construction of an inclusive society. With the general objective of this research: Analyze the various aspects perceived during the 2016 Paralympic Games, which may contain educational elements aimed at building an inclusive social sensitivity. The present research is characterized as a bibliographical and field research. The instrument for data collection was a questionnaire with seven subjective questions, applied to three teachers of the public school system and interviews with the coaches of the Brazilian Goaball women's team. The data analysis was based on the answers, approaching the same with the theoretical reference of this work, having as main items the correlation between the Olympiad and the Paralympics, the inclusive practices adopted by the teachers through the Paralympics, the media in relation to the Paralympics and the values and prejudices regarding the paratletas. From the questionnaires applied to the teachers, it was verified that they did not, nor did they effectively size the inclusive practices within the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-24T12:27:20Z No. of bitstreams: 1 JSN20062017.pdf: 446726 bytes, checksum: f96480c95d17c215151938bc35ba7397 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-24T12:27:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSN20062017.pdf: 446726 bytes, checksum: f96480c95d17c215151938bc35ba7397 (MD5) Previous issue date: 2017-06-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectParalimpíadapt_BR
dc.subjectPráticas inclusivaspt_BR
dc.subjectOlimpíadaspt_BR
dc.titleOs jogos paralímpicos do ano de 2016 sob o ponto de vista educativo: uma análise na ótica da construção de uma sociedade inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio, Lenise Lopes-
dc.contributor.advisor-co1Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7195833831322050pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema “Os Jogos Paralímpicos do ano de 2016 sob o ponto de vista educativo: uma análise na ótica da construção de uma sociedade inclusiva”. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar os diversos aspectos percebidos durante a realização dos jogos Paralímpicos de 2016, os quais possam conter elementos educativos voltados para a construção de uma sensibilidade social inclusiva. A presente pesquisa se caracteriza como pesquisa bibliográfica e de campo. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário com sete questões subjetivas, aplicadas a três professores da rede pública de ensino e entrevistas com os técnicos da seleção brasileira de Goaball feminino. A análise de dados foi feita com base nas respostas, aproximando o mesmo com o referencial teórico deste trabalho, tendo como principais itens a correlação entre a Olimpíada e a Paralimpíada, as práticas inclusivas adotadas pelos professores por meio da Paralimpíada, as mídias em relação as Paralimpíadas e os valores e preconceitos com relação aos paratletas. A partir dos questionários aplicados aos professores constatou-se que estes não realizaram, nem dimensionaram efetivamente as práticas inclusivas dentro da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSN20062017.pdf436,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.