Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Erasmo Júnior de Melo-
dc.date.accessioned2023-02-23T16:39:22Z-
dc.date.available2022-12-23-
dc.date.available2023-02-23T16:39:22Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26328-
dc.description.abstractThe cultural identity of a subject is a complex socio-historical construction that involves several aspects, such as: interpersonal relationships, territoriality, memory, discourse, collective experiences, artistic manifestations, among others. This research aims to understand the process of building the musical identity of self-taught popular musicians from Varjota-CE through the analysis of experience reports. The methodology used was the study of multiple cases, of a basic nature, qualitative approach, explanatory objective and elaborated through the technical procedures of interdisciplinary bibliographical research and field research, having as theoretical and analytical reference the Cultural Studies on identity and human displacement, as well as elements of Discourse Analysis (DA) as a method of analyzing oral reports. From the analysis of the results of the case studies, we found that the musicians from Varjota had their personal trajectories marked by the migratory process, which also caused significant sociocultural changes, due to the contact with other immigrants and with local residents. Therefore, the relationships established through contact with other subjects took place through collective musical experiences in the social sphere, which contributed to the construction of the musical identity of local musicians.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-14T10:53:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ErasmoJuniorDeMeloChaves_Dissert.pdf: 2345139 bytes, checksum: a49ea12406a401598d70fce2683dac41 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-23T16:39:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ErasmoJuniorDeMeloChaves_Dissert.pdf: 2345139 bytes, checksum: a49ea12406a401598d70fce2683dac41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-23T16:39:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ErasmoJuniorDeMeloChaves_Dissert.pdf: 2345139 bytes, checksum: a49ea12406a401598d70fce2683dac41 (MD5) Previous issue date: 2022-10-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica Popular - Identidade musicalpt_BR
dc.subjectMúsicos - Varjota-CEpt_BR
dc.subjectMúsicos autodidataspt_BR
dc.subjectPopular Music - Musical Identitypt_BR
dc.subjectMusicians - Varjota-CEpt_BR
dc.subjectSelf-taught Musicianspt_BR
dc.titleA construção da identidade musical dos músicos populares autodidatas de Varjota-CE a partir do processo migratório iniciado na década de 1950pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Messina, Marcello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292648170113228pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8131835755164890pt_BR
dc.description.resumoA identidade cultural de um sujeito é uma construção socio-histórica complexa que envolve diversos aspectos, como por exemplo: relações interpessoais, territorialidade, memória, discurso, experiências coletivas, manifestações artísticas, entre outros. A presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de construção da identidade musical dos músicos populares autodidatas de Varjota-CE através da análise dos relatos de experiências. A metodologia utilizada foi o estudo de casos múltiplos, de natureza básica, abordagem qualitativa, objetivo explicativo e elaborado através dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica interdisciplinar e da pesquisa de campo, tendo como referencial teórico-analítico os Estudos Culturais sobre identidade e deslocamento humano, assim como, elementos da Análise do Discurso (AD) como método de análise dos relatos orais. A partir da análise dos resultados do estudo de casos, constatamos que os músicos de Varjota tiveram suas trajetórias pessoais marcadas pelo processo migratório, o que provocou também mudanças socioculturais significativas, devido ao contato com outros imigrantes e com moradores locais. Portanto, as relações estabelecidas através do contato com outros sujeitos se deram por meio das experiências musicais coletivas no âmbito social, o que contribuiu para a construção da identidade musical dos músicos locais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ErasmoJuniorDeMeloChaves_Dissert.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons