Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2633Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Joselúcia Rodrigues de | - |
| dc.date.accessioned | 2017-10-24T13:05:32Z | - |
| dc.date.available | 2017-06-20 | - |
| dc.date.available | 2017-10-24T13:05:32Z | - |
| dc.date.issued | 2017-06-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2633 | - |
| dc.description.abstract | The present work discusses about autism and aims to analyze the learning process of a student with autism, precisely in the regular education enrolled in the fifth year of elementary school. Autism is characterized as a disorder, as a disease that has no cure. Those who characterize autism in children who carry it achieve this syndrome is social communication, language and behavior. Inclusion in regular education classes is something new in the process of teaching learning, this topic is discussed with relevance at the present time, due to the process of school inclusion of teaching networks called common. In the current context, it is known that one of the factors of teaching learning, and the school plays a key role in how to include these people in school everyday or in classrooms called multifunctional. And the teaching professional must adapt to what it asks for the guidelines to determine how the practices for the qualification of this professionals are governed so that they continue elaborating activities for the students, in order to continue developing activities for the students to develop and be included in the school context, taking into account the curricular guidelines from which the guidelines for special education establish. The accomplishment of this study was a result of an exploratory and documentary nature research based on books and literatures, internet sites and academic articles. The methodology of this work for this modality of teaching was based on readings and the document of the Operational Guidelines for the study of the understanding of Specialized Educational Attendance in Basic Education, Special Education modality (2009) that establishes the special education demonstrating how the attendance rooms educational services, also known as AEE, should be instituted for the caring of children in need of specialized education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-24T13:05:32Z No. of bitstreams: 1 JRA20062017.pdf: 486015 bytes, checksum: 5cffb4a34e2cfdff92d679a8c9bbace9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-24T13:05:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JRA20062017.pdf: 486015 bytes, checksum: 5cffb4a34e2cfdff92d679a8c9bbace9 (MD5) Previous issue date: 2017-06-09 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Autismo | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Currículo | pt_BR |
| dc.title | Ações compartilhadas: uma reflexão a cerca da aprendizagem da criança autista no ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Janine Marta Coelho | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8491430816252531 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho versa a cerca do autismo e tem por objetivo analisar o processo de aprendizagem de um aluno com autismo, precisamente no ensino regular matriculado no quinto ano do ensino fundamental. O autismo é caracterizado como um transtorno, como uma doença que não tem cura. Esses que caracterizam o autismo em crianças que carregam conseguem essa síndrome é a comunicação social, a linguagem e o comportamento. A inclusão em classes de ensino regular é algo novo no processo de ensino de aprendizagem, esse tema é discutido com relevância na atualidade, devido ao processo de inclusão escolar das redes de ensino denominadas de comum. No contexto atual, sabe-se que uns dos fatores de ensino aprendizagem, e a escola tem um papel fundamental na forma de incluir essas pessoas no cotidiano escolar ou nas salas de aulas denominadas de multifuncionais. As práticas pedagógicas para atender essa modalidade de ensino devem ser implementadas de acordo com as diretrizes que operam as demandas para o ensino especial, e o profissional docente deve se adequar ao que pede às diretrizes que determinam como se rege as práticas para a qualificação desse profissional para que o mesmo siga elaborando atividades para que o aluno se desenvolva, e esteja incluso no contexto escolar, levando em consideração as orientações curriculares dos quais as diretrizes para educação especial institui. A pesquisa para concretização desse estudo foi de cunho exploratório e documental baseado em livros e em literaturas, sites da internet e artigos acadêmicos. A metodologia desse trabalho para essa modalidade de ensino baseou-se em leituras e no documento das Diretrizes Operacionais para o estudo da compreensão do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (2009) que institui a educação especial demonstrando como as salas de atendimento educacional especializado conhecidas também como AEE devem serem instituídas para o atendimentos das crianças que necessitam de uma educação especializada. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JRA20062017.pdf | 474,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
