Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26343
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagens musicais geradas pelas experiências de criação musical online de beats no projeto #30dias30beats
Autor(es): Araújo, Wilame Correia de
Primeiro Orientador: Beltrame, Juciane Araldi
Resumo: Esta pesquisa teve em vista compreender os processos de aprendizagem musical gerados pelas experiências de criação online de beats no contexto do projeto #30dias30beats. O projeto visa estimular a criação e produção musical envolvendo recursos eletrônicos, com o desafio de produzir e compartilhar um beat de 1 minuto por dia, durante os 30 dias do mês de abril. Os objetivos específicos desta pesquisa foram: investigar o funcionamento do projeto na visão dos idealizadores; identificar o perfil dos participantes do projeto; investigar os processos de criação musical dos participantes e suas aprendizagens durante o projeto; analisar os aspectos de interação próprios da cultura participativa digital na formação musical dos participantes. A área de educação musical vem discutindo sobre as práticas e processos de aprendizagem musical que ocorrem em diferentes contextos, inclusive, no campo online da cultura participativa digital. Neste contexto de práticas que ocorrem online, onde produtores musicais, DJs, músicos e pessoas interessadas em produção musical interagem através das criações musicais incentivadas pelo projeto, é possível identificar diferentes aprendizados musicais e contribuir para a produção de conhecimento em música. Os principais aportes teóricos da pesquisa articulam os temas interação, criação e cultura participativa digital em processos online de experiências e aprendizagens musicais. A pesquisa teve abordagem qualitativa, tendo como técnicas de coleta de dados: observação participante na mídia social Instagram do projeto #30dias30beats, entrevistas semiestruturadas realizadas via Google Meet com músicos, DJs, produtores musicais participantes e com o idealizador do projeto. Os resultados apontam para: um estímulo à criação e produção musical compartilhada; conexão de pessoas em diferentes níveis artísticos e técnicos, gênero e faixa etária; troca de ideias sobre equipamentos e ferramentas que auxiliam no fazer musical. Além disso, as experiências de aprendizagem mostram um fazer musical próprio na cultura participativa digital, e criativa. Investigar práticas que ocorrem diretamente no contexto online permitem dar visibilidade para práticas que podem se tornar mais próximas do ensino de música realizado nesses espaços.
Abstract: This research, which seeks to understand musical learning processes generated by the experiences of online beat creation during in the context of the #30dias30beats project. The project seeds to stimulate and production envolving electronic resources, with the challenge of production and sharing a 1-minute beat a day, during the 30 days of April. The specifics goals of this research were: to investigate the operation of the project in the creator’s vision; identify the participants project profiles; investigate the participant’ musical creation processes and their learning during the project; to analyze the interaction aspects typical of the participatory digital culture in the musical training of the participants. The Musical Education field has been discussing the practices of musical learning that occur in different contexts, including the online universe of participatory digital culture. In the context of practices that take place online, where music producers, DJs, musicians and people interested in music production interact through the musical creations encouraged by the project, it is possible to identify different musical learning and contribution to the production of music knowledge. The main theoretical contributions of the research articulate the themes of interaction, creation and participatory digital culture in online processes of musical experiences and learning. The research had a qualitative approach, having as data collection techniques: participant observation on the Instagram social media of the #30dias30beats project, semi-structured interviews carried out via Google Meet with participating musicians, DJs, music producers and with the creator of the project. The partial analysis of the data points to: a stimulus to shared musical creation and production; connection and production; connection of people at different artistic and technical levels, gender and age group; exchange of ideas about equipment and tools that help in making music. In addition, the learning experiences show their own musical making in the creative and participatory digital culture. Investigating practices in the online context allows giving visibility to practices that can become closer to the teaching of musical carried out in these spaces.
Palavras-chave: Música - 30dias30beats
Cultura participativa digital
Criação e produção musical
Educação musical
Music - 30days30beats
Participatory digital culture
Music creation and production
Music education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26343
Data do documento: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WilameCorreiaDeAraújo_Dissert.pdf8,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons