Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26373| Tipo: | TCC |
| Título: | Metodologias ativas e o processo de ensino-aprendizagem na disciplina metodologia do trabalho científico |
| Autor(es): | Araújo, Joana Ferreira de. |
| Primeiro Orientador: | Silva, Alzira Karla Araújo da. |
| Resumo: | A disciplina Metodologia do Trabalho Científico (MTC) desempenha papel primordial ao introduzir os alunos egressos do ensino médio às práticas, técnicas de escrita, elaboração e normalização de trabalhos acadêmicos, imprescindíveis durante a jornada no ensino superior. Destaca-se a importância dos processos de ensinoaprendizagem, suas nuances, dinâmicas, metodologias e evoluções ao longo do tempo, tendo em vista também o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula a favor da construção e desenvolvimento da aprendizagem. Nesse ínterim, o estudo trata da adoção de metodologias ativas, que consistem em técnicas e dinâmicas voltadas para instigar o aluno a participar do seu processo de aprendizado, tornando-o protagonista, despertando a autonomia, curiosidade e proatividade. Analisa as metodologias de ensino utilizadas pelos professores do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ofertada para os cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas nos períodos letivos 2018.2 e 2019.1. Identifica as metodologias de ensino-aprendizagem com foco especial nas metodologias ativas. A pesquisa de natureza exploratória e de campo, com abordagem quantiqualitativa, faz uso de questionário e entrevista para coleta de dados com os professores da disciplina MTC. Os resultados apontam para o desenvolvimento de métodos cada vez mais dinâmicos. Dentre as práticas empenhadas pelos docentes, identificaram-se: gincanas e games; aprendizagem baseada em projetos e problemas; aprendizagem entre pares ou times; estudos de caso e; o método gallery walk. Os principais benefícios citados pelos professores, como consequência do uso dessas metodologias ativas, foram: maior interatividade, melhora dos processos de comunicação interpessoal, valorização das experiências individuais dos alunos, incentivo a autonomia na aprendizagem, ampliação da relação aluno-professor, aumento dos níveis de compreensão do conteúdo trabalhado, proatividade e motivação, incitação a diálogos e trocas de experiências valiosas e o despertar do gosto pela investigação científica, tornando o aprendizado um processo mais significativo. Conclui-se que as metodologias ativas, aliadas ao ensino da disciplina MTC vem colaborando para despertar a participação ativa e consciente do aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. |
| Abstract: | The discipline Scientific Methodology (SM) plays a key role in introducing students graduating from high school to the practices, writing techniques, preparation and standardization of academic works, which are essential during their journey in higher education. The importance of teaching-learning processes, their nuances, dynamics, methodologies and evolutions over time is highlighted, also taking into account the use of technological tools in the classroom in favor of the construction and development of learning. In the meantime, the study deals with the adoption of active methodologies, which consist of techniques and dynamics aimed at instigating the student to participate in his learning process, making him a protagonist, awakening autonomy, curiosity and proactivity. It analyzes the teaching methodologies used by teachers from the Information Science Department of the Federal University of Paraíba in the discipline Scientific Work Methodology, offered for the courses of the Social Applied Sciences Center in the periods 2018.2 and 2019.1. Identifies teaching-learning methodologies with a special focus on active methodologies. Exploratory and field research, with a quantitative and qualitative approach, uses a questionnaire and an interview to collect data with the teachers of the SM discipline. The results pointed to the development of increasingly dynamic methods. Among the practices committed by the teachers, the following were identified: competitions and games; project-based and problem-based learning; learning between peers or teams; case studies and; the gallery walk method. The main benefits cited by teachers, as a consequence of using these active methodologies, were: greater interactivity, improvement of interpersonal communication processes, appreciation of students' individual experiences, encouragement of autonomy in learning, expansion of the student-teacher relationship, increase in the understanding levels of the content worked on, proactivity and motivation, inciting dialogue and exchanging valuable experiences and awakening a taste for scientific research, making learning a more meaningful process. It is concluded that the active methodologies, combined with the teaching of the SM discipline, have been collaborating to awaken the active and conscious participation of the student in your teaching-learning process. |
| Palavras-chave: | Metodologia do Trabalho Científico. Metodologia ativa. Processo de ensino-aprendizagem. Normalização de trabalhos acadêmicos. Bibliotecário educador. Biblioteconomia. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26373 |
| Data do documento: | 18-Fev-2020 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JFA03032023.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
