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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26379
Tipo: | Dissertação |
Título: | Efeitos de priming translinguístico em brasileiros aprendizes de inglês em níveis intermediário e avançado |
Autor(es): | Silva, Artur Paulino da |
Primeiro Orientador: | Leitão, Márcio Martins |
Primeiro Coorientador: | Estivalet, Gustavo Lopez |
Resumo: | O principal objetivo desta pesquisa é investigar a influência translinguística em nível semântico em brasileiros falantes de inglês como L2. No âmbito da Psicolinguística Experimental, questões sobre influência translinguística em bilíngues têm ganhado notoriedade em diversas línguas estrangeiras tais como Inglês e Francês (PHILIPS et al., 2004), Basco e Espanhol (PEREA et al., 2008), bem como em Português e Espanhol (SOUZA et al., 2014). Nesse sentido, partimos da hipótese de que é possível esse tipo de influência em nível semântico. Para tanto, propomos em nossa pesquisa, um experimento por meio da metodologia de priming encoberto em uma tarefa de decisão lexical para fins de coleta de dados. Como variáveis independentes, temos o nível de proficiência, (intermediário e avançado), a relação semântica entre as palavras da L1 e L2 (ora relacionada, ora não relacionada), bem como a direção da influência translinguística (ora L1-L2, ora L2-L1). Já a variável dependente será o tempo de decisão (reaction time) em milissegundos. Assim como no trabalho de Perea et al. (2008), foram escolhidas quarenta (40) pares de palavras relacionadas e não relacionadas semanticamente como estímulo, em língua inglesa e língua portuguesa, respectivamente, como por exemplo leite/COW, letter/PRAIA. Foram convidados 39 participantes para o primeiro experimento e 31 para o segundo. Todos eles adultos, brasileiros, aprendizes de inglês como L2. Os participantes foram divididos de acordo com o nível de proficiência, sendo 20 de nível de proficiência intermediário, e 19 participantes avançados no primeiro experimento. Para o segundo experimento foram convidados 16 participantes de nível de proficiência intermediário, e 15 de nível de proficiência avançado. Para tal distinção, dos níveis de proficiência avançado e intermediário, fizemos uso do teste de nivelamento Vocabulary Levels Test (VLT) (NATION, 1990 apud OLIVEIRA, 2015). Os resultados do primeiro experimento demonstraram um efeito de proficiência em que os participantes de nível avançado apresentaram mais rapidamente que os participantes de nível intermediário em todos os casos; também foi encontrado um efeito de língua em que os estímulos L2-L1 foram mais rápidos que L1-L2; com relação ao priming semântico encontramos efeito significativo no sentido contrário em que as palavras não relacionadas foram processadas mais rápidas que as relacionadas. Já no segundo experimento, encontramos efeito de proficiência, língua e relação semântica semelhante aos achados de Perea et al. (2008). Além do mais, nossos resultados tendem a serem favoráveis ao Modelo Hierárquico Revisado, que afirma que os links lexicais e conceituais estão ativos na memória bilíngue, mas os pontos fortes mudam na medida em que ocorre o aumento do nível de proficiência em L2. |
Abstract: | The main goal of this research lies on investigating the cross-language influence at the semantic level in English-speaking Brazilians as L2. Considering the Experimental Psycholinguistics context, questions about cross-language influence on bilinguals have gained prominence in several foreign languages such as English and French (PHILIPS et al., 2004), Basque and Spanish (PEREA et al., 2008), as well as in Portuguese and Spanish SOUZA et al., 2014). Likewise, we assume that this type of influence may occur at the semantic level. To do so, we propose an experiment with methodology of masked priming using a lexical decision task in order to collect data As independent variables, we have the level of proficiency, (intermediate and advanced), the semantic relationship between the words of L1 and L2 (now related, now unrelated), as well as the direction of cross-language influence (either L1-L2, or L2 -L1). The prime words were shown in lowercase letters and the target words in uppercase. The dependent variable was the reaction time in milliseconds. As well as in Perea et al. (2008) paper, forty (40) pairs of words related and not semantically related as stimulus, in English and Portuguese language, respectively, were chosen, for example milk / COW, letter / PRAIA. 39 participants were invited for the first experiment and 31 for the second experiment. All of them adults, Brazilians and learners of English as a foreign language. They were divided according to proficiency level: 20 intermediate, and 19 advanced participants for the first experiment. For the second experiment 16 intermediate and 15 advanced participants were invited. For this distinction, we used the Vocabulary Level Test (VLT) (NATION, 1990 apud OLIVEIRA, 2015). The results of the first experiment demonstrated a proficiency effect in which the students in advanced level processed faster than the intermediates in all cases; it was also found a language effect in which the L2-L1 stimuli were faster than L1-L2; regarding the semantic priming it was found a significant effect but in an opposite direction in which the unrelated words were processed faster than the related ones. Thus, in the second experiment it was found a similar effect of language proficiency and semantic relation similar to the findings of Perea et al. (2008). In addition, our results support the Revised Hierarchical Model, which states that lexical and conceptual links are active in bilingual memory, but it strengths change as L2 proficiency increases. |
Palavras-chave: | Bilinguismo Influência translinguística Priming semântico Bilingualism Cross-language influence Semantic priming |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26379 |
Data do documento: | 12-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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