Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2638
Tipo: TCC
Título: Do planejamento à atividade realizada: utilizando um quadrinho numa aula de francês língua estrangeira (FLE).
Autor(es): Silva, Millena Rúbia Freitas da
Primeiro Orientador: Medeiros, Sandra Helena Gurgel Dantas de
referee1 : Chianca, Rosalina Maria Sales
referee2: Venâncio, Karina Chianca
referee3 : Maia, Angélica Araújo de Melo
Resumo: A ação de planejar nos acompanha do despertar ao deitar, não importa a função que exerçamos no nosso dia a dia. Assim, levando em consideração o professor como planejador, não somente dentro da sala de aula, mas também fora dela, esta pesquisa apresenta como objetivo principal mostrar o percurso e reflexões oriundas de uma estagiária/professora em formação de francês língua estrangeira (FLE), a partir do pensar e/ou redigir um plano de aula, envolvendo, como material didático/pedagógico, uma história em quadrinhos (HQ), e a atividade realizada em sala. Para isto, aplicamos o método da autoconfrontação simples (Faita e Clot, Apud Clot 2010) através do qual o professor é levado a refletir sobre sua atividade didático/pedagógica na presença de um terceiro e assim contribuindo para a (trans)formação do seu fazer docente. Fundamentamos nossa pesquisa, de tipo qualitativo, nos conceitos de planejamento (Sacristán e Gomez, 1998), sobre perspectivas e desafios do métier de professor (Tardif e Lessard, 2014) e nas pesquisas destacando as diferenças entre o prescrito (planejamento) e a atividade realizada (Clot, 2007). Esperamos, através desta pesquisa, conhecer ainda mais sobre o percurso entre o plano de aula e a sala de aula em si, principalmente no que se refere ao planejamento e a reflexão sobre a atividade realizada, redinamizando assim nosso fazer didático/pedagógico.
Abstract: L´action de planifier ou de projeter nous accompagne depuis le matin jusqu´au coucher du soleil, indépendamment de la fonction que nous exerçons pendant notre quotidien. Cela dit, et puisque nous prenons en considération le professeur comme quelqu´un qui planifie ses actions, ce n´est pas seulement dans la salle de classe mais aussi en déhors de celle-ci, ce travail a pour but principal de montrer le parcours et les réflexions d´ une stagiaire/enseignante en formation en français langue étrangère (FLE), à partir du penser et/ou rédiger un plan de cours utilisant une bande dessínée (BD), et l´activité rélisée en salle de classe. Pour ce faire, nous avons utilisé la méthode de l´autoconfrontation simples (Faita e Clot, Apud Clot 2010) à travers laquelle l´enseignant est conduit à réfléchir sur son activité didactico/pégagogique et de cette façon contribuer à la (trans)formation de son agir d´enseignant. Notre recherche, de type qualitative, est fondée sur les définitions autour du plan de cours (Sacristán e Gomez, 1998), à propos des perspectives et les défis du métier de professeur (Tardif e Lessard, 2014) et sur les recherches basées sur les différences entre le travail prescrit (le plan du cours) et l´activité réalisée(Clot, 2007). Nous espérons, à travers cette recherche, connaître davantage sur le parcours entre le plan du cours et la salle de classe, surtout en ce qui concerne le plan du cours et la réflexion sur l´activité réalisée et ainsi redynamiser notre savoir-faire didactico/pédagogique.
Palavras-chave: Ensino de francês língua estrangeira (FLE)
Planejamento
História em quadrinhos
Autoconfrontação simples
Ensegnement de français langue étrangére (FLE)
Plan du cours
Bande dessinée
Autoconfrontation simples
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2638
Data do documento: 9-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRFS18072017.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons