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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26384
Tipo: Dissertação
Título: Processamento e aquisição das relações correferenciais: uma investigação sobre as relações entre linguagem e memória de trabalho em crianças e adultos
Autor(es): Araújo, Angela Maria de
Primeiro Orientador: Ferrari Neto, José
Resumo: O processamento das relações correferenciais tem recebido bastante atenção nos últimos anos. De fato, um grande número de trabalhos tem investigado questões concernentes ao modo como os falantes processam as diversas formas correferenciais, em especial as retomadas anafóricas. Em português brasileiro (PB), podem ser citados os estudos de Ferrari-Neto e Marinho (2015) e Grolla (2010,2012). Esses estudos têm fornecido dados importantes sobre o processamento correferencial e sua aquisição, ainda que não tenham se voltado especificamente para a investigação da relação entre conhecimento linguístico, definido na forma de uma gramática internalizada, e os sistemas que lhe dão suporte, dentre os quais a memória de trabalho. O presente trabalho visa justamente endereçar essa relação. Por meio de um experimento de memória e leitura, buscou-se fornecer fundamentos acerca da relação entre o funcionamento da memória de trabalho e sua capacidade de retenção/recuperação de informações com o processamento/aquisição da retomada do pronome ele, controlando-se o número de sentenças intervenientes entre o referente e a retomada e, uma tarefa de leitura de textos. O experimento valeu-se de estímulos escritos apresentados em forma de textos. Testaram-se sujeitos de 6, 7, 8 e 9 anos, em processo de aquisição típica do português brasileiro, além de adultos falantes nativos de PB. Todos os sujeitos, adultos e crianças, foram selecionados com base em sua competência leitora por meio da aplicação de um Teste de Cloze. Mediu-se, de igual modo, a capacidade individual de memória de trabalho, por meio de uma Tarefa N-Back. Os resultados apontaram uma correlação positiva entre o número de sentenças intervenientes e o tempo de processamento, sugerindo assim que uma maior carga na memória de trabalho afeta o processamento anafórico. Também se verificou que há uma maturação progressiva cronologicamente, tanto da memória de trabalho quanto da gramática, o que afeta o processamento das retomadas. Os resultados do experimento proveram maiores evidências acerca da capacidade da memória de trabalho e sua relação com o processamento linguístico.
Abstract: The processing of co-referential relationships has received considerable attention in recent years. Indeed, a large number of papers have investigated questions concerning how speakers process the various co-forms, especially in anaphoric resolutions. In Brazilian Portuguese (PB), studies of Ferrari-Neto and Marinho (2015) and Grolla (2010, 2012) can be cited. These studies have provided important data on the co-referential processing and its acquisition, although they have not focused specifically on the investigation of the relationship between linguistic knowledge, defined in the form of an internalized grammar, and the systems that support it, among which the working memory. This paper aims to address this relation. By means of one experiment, based on memory and reading task, it was tried to provide fundamentals about the relation between the working memory functioning and its information retention / retrieval capacity with the processing / acquisition of the antecedent of the pronoun “ele”, controlling the number of sentences intervening between the pronoun and the antecedent and, a task of reading texts. The experiments drew on written stimuli presented in the form of texts. Six-, seven-, eight- and nine-year-old participants were tested in a normal acquisition process of Brazilian Portuguese, as well as native speakers of PB. All participants, adults and children, were selected based on their reading competence through the application of a Cloze test. The results showed a positive correlation between the number of intervening sentences and the processing time, thus suggesting that a higher load in the working memory affects the anaphoric processing. It has also been verified that there is a chronological progressive maturation of both the working memory and the grammar, which affects the processing of the antecedents. The results of the experiment provided further evidence on the capacity of working memory and its relation to linguistic processing.
Palavras-chave: Memória de trabalho
Correferência
Processamento
Working memory
Co-reference
Grammar
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26384
Data do documento: 19-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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