Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26392
Tipo: | Tese |
Título: | A descontinuidade causal como poética musical: modo de usar |
Autor(es): | Borges, Maryson José Siqueira |
Primeiro Orientador: | Costa, Valério Fiel da |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa em processos criativos que tem como finalidade a apresentação dos princípios estéticos que explicam uma poética composicional baseada e orientada por uma ideia de descontinuidade causal da linguagem, das formas, da intuição e da percepção. A pesquisa está grosso modo dividida em uma parte reflexiva e uma parte prática. A parte reflexiva, textual, compreende basicamente um conjunto de parâmetros críticos sobre o que chamamos no contexto de nossas hipóteses poéticas de “ilusão de continuidade” e sobre os requisitos formais básicos para o aproveitamento da ideia de descontinuidade causal em algumas dimensões envolvidas processo de composição musical. Nomeadamente, a intuição criativa, a expressão, a percepção musical, a recepção das obras e a inspiração formal. A parte prática da pesquisa, subdividida em duas direções, procura colocar em movimento alguns desses pressupostos poéticos derivados da crítica da continuidade ilusória descrita nas interlocuções teóricas através da aplicação da tétrade “axioma-contraintecombinatória- clinâmen” na composição de uma pequena série de peças musicais originais e na proposta de leitura metalinguística da tese. Este modo de leitura requerido procura enfatizar a apreensão em espiral, aleatória, dos elementos que formam a constelação simbólica virtual e dinâmica das partes sempre e novamente rearranjadas à maneira de um axioma, conforme reza a ideia de descontinuidade fundante da poética composicional proposta. Os elementos constitutivos da constelação virtual denominada na pesquisa como “arquitetura de inspiração” são, resumidamente: as (1) interlocuções teóricas com Feyerabend, Jankelévitch, Jaynes, Mancuso, Albuquerque Jr., Benjamin e o OuLiPo, as (2) seis composições musicais originalmente escritas para a pesquisa e a (3) descontinuidade formal emulada na proposta de formatação textual e gráfica das partes da tese como uma “instalação poética” metalinguística, modular, não-narrativa e de causalidade volátil. Uma abordagem ideal do trabalho deve por isso considerar a leitura de cada uma dessas partes tanto em separado quanto como formantes do móbile axiomático que sustém a descontinuidade virtual entre os componentes de nossa poética musical. |
Abstract: | This work is the result of research into creative processes aiming to present the aesthetic principles that explain a compositional poetics based on and guided by an idea of causal discontinuity of language, forms, intuition and perception. The research is roughly divided into a reflective part and a practical part. The reflective, textual part basically comprises a set of critical parameters about what we call in the context of our poetic hypotheses “illusion of continuity” and about the basic formal requirements for taking advantage of the idea of causal discontinuity in some dimensions involved in the composition process. Namely, creative intuition, expression, musical perception, reception of works and formal inspiration. The practical part of the research, divided into two directions, seeks to set in motion some of these poetic assumptions derived from the criticism of the illusory continuity described in theoretical dialogues by applying the tetrad “axiom-contraintecombinatoria- clinamen” to the composition of a small series of original musical pieces and to the proposed metalinguistic reading of the thesis. This required reading mode seeks to emphasize the spiral and random apprehension of the elements that form the virtual and dynamic symbolic constellation of the parts continuously and repetitiously rearranged in the manner of an axiom, corresponding to the idea of founding discontinuity in the compositional poetics proposed. The constitutive elements of the virtual constellation named in the research as “inspiration architecture” are, briefly: (1) theoretical dialogues with Feyerabend, Jankelévitch, Jaynes, Mancuso, Albuquerque Jr., Benjamin and OuLiPo, (2) six musical compositions originally written for the research and the (3) formal discontinuity emulated in the proposed textual and graphic formatting of the thesis’ parts as a metalinguistic, modular, non-narrative “poetic installation” with volatile causality. An ideal approach to the work should therefore consider the reading of each of these parts both separately and as constituents of the axiomatic mobile that sustains the virtual discontinuity between the components of our musical poetics. |
Palavras-chave: | Composição Axioma OuLiPo Contrainte Clinâmen Poética Composition Axiom Poetics |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26392 |
Data do documento: | 20-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarysonJoséSiqueiraBorges_Tese.pdf | 106,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons