Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26396
Tipo: Dissertação
Título: Aplicativo móvel para construção do saber na língua inglesa de idosos
Autor(es): Fernandes, Widigiane Pereira dos Santos
Primeiro Orientador: Medeiros, Robson Antão de
Resumo: Introdução: O avanço tecnológico assumiu um papel importante no cotidiano do mundo glo-balizado, e essa importância, torna-se mais evidente com o desenvolvimento de novas tecno-logias. A população idosa resistiu por algum tempo sem utilização dos aparelhos, porém com o avanço das facilidades que promoveram para a população começaram a se familiarizar com algumas tecnologias digitais, tais como: computadores, tablets, celulares, por conseguinte seus aplicativos. Objetivos: analisar as opiniões de pessoas idosas, sobre o aprendizado da língua inglesa através de um aplicativo; identificar as evidências científicas sobre o uso de tecnologias digitais por idosos para o aprendizado do idioma da língua inglesa; construir um aplicativo móvel em língua inglesa para idosos. Método: trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, organizado em três etapas: na primeira, investigaram-se as evidências científicas sobre o uso de tecnologias digitais por idosos para o aprendizado do idioma da língua inglesa; a segunda etapa compreendeu uma pesquisa sobre as opiniões de pessoas ido-sas sobre o aprendizado da língua inglesa por um aplicativo, na terceira etapa, foi construído um aplicativo tecnológico de ensino no idioma inglês para idosos. Resultados e Discus-são: Os dados obtidos a partir da revisão integrativa observa-se que os estudos têm evidencia-dos por parte dos idosos uma interação satisfatória com relação às tecnologias digitais e ex-pressaram necessidades de maiores orientações para melhor conhecimentos e manuseios das referidas ferramentas. Os dados apreendidos das opiniões dos 53 idosos participantes do Insti-tuto Paraibano de Envelhecimento foram submetidos a uma análise categorial simples apon-tando três categorias temáticas: a) dimensões positivas para o uso de tecnologias no aprendi-zado da língua inglesa segundo pessoas idosas; b) dimensões negativas para o uso de tecnolo-gias no aprendizado da língua inglesa e, c) dimensões neutras segundo os idosos do estu-do. Os resultados obtidos nas duas primeiras etapas do estudo contribuíram para a elaboração do produto um aplicativo para o sistema Android CogMemo Play, na língua inglesa britânica, abrangendo três habilidades da escrita, leitura e a escuta. Considerações Finais: o aplicativo desenvolvido subsidiados nas duas primeiras etapas do estudo subsidiou a construção de um aplicativo que irá corroborar na educação, no que tange ao ensino da língua inglesa, para ido-sos. O referido aplicativo poderá ser utilizado em sala de aula como recurso complementar em estratégias de ensino do inglês para idosos.
Abstract: Introduction: Technological advancement has assumed an important role in the daily life of the globalized world, and this importance becomes more evident with the development of new technologies. The elderly population resisted for some time without using the devices, but with the advancement of the facilities that they promoted for the population began to become familiar with some digital technologies, such as computers, tablets, mobile phones, therefore their applications. Objectives: to analyze the opinions of elderly people from the Instituto Paraibano de Envelhecimento - IPE, about learning the English language through an applica-tion; to identify the scientific evidence on the use of digital technologies by the elderly for learning the English language; to build a mobile application in English language. Method: this is a descriptive study with a qualitative approach, organized in three stages: the first in-vestigated the scientific evidence on the use of digital technologies by the elderly for learning the English language; the second stage comprised a survey on the opinions of the elderly about learning English through an application; in the third stage, a technological application for teaching English to the elderly was built. Results and Discussion: The data obtained from the 32 articles comprised in the last ten years, in which it was observed a satisfactory interac-tion on the part of the elderly in relation to the digital technologies and expressed the need for further guidance for better knowledge and handling of these tools. In stage two, the research was carried out through an online questionnaire with 53 elderly people. The data were analys-ed from a simple thematic categorization that pointed out three thematic categories contem-plating the answers of the elderly about the learning of the English language through an appli-cation, as follows: a) positive dimensions for the use of technologies in the learning of the English language according to the elderly; b) negative dimensions for the use of technologies in the learning of the English language and, c) neutral dimensions according to the elderly of the study. The results obtained in the first two stages of the study contributed to the deve-lopment of an application for the Android system CogMemo Play, in the British English lan-guage, covering the three skills of writing, reading and listening. Final Considerations: From the understood results it was developed an application that will corroborate in the education, regarding the teaching of the English language, for elderly people. This application can be used in the classroom as a complementary resource in strategies for teaching English to the elderly.
RESUMEN. Introducción: El avance tecnológico ha asumido un papel importante en la vida cotidiana del mundo globalizado, y esta importancia se hace más evidentes con el desarrollo de las nuevas tecnologías. La población mayor se resistió durante algún tiempo a utilizar los dispositivos, pero con el avance de las facilidades que promovieron para la población comenzó a familiari-zarse con algunas tecnologías digitales, como los ordenadores, las tabletas, los teléfonos mó-viles, por tanto sus aplicaciones. Objetivos: analizar las opiniones de las personas mayores del Instituto Paraibano de Envelhecimento - IPE, sobre el aprendizaje de la lengua inglesa a través de una aplicación; identificar la evidencia científica sobre el uso de las tecnologías di-gitales por parte de las personas mayores para el aprendizaje de la lengua inglesa; construir una aplicación móvil en lengua inglesa. Método: se trata de un estudio descriptivo con enfo-que cualitativo, organizado en tres etapas: en la primera se investigó la evidencia científica sobre el uso de las tecnologías digitales por parte de los mayores para el aprendizaje de la lengua inglesa; en la segunda etapa se realizó una encuesta sobre las opiniones de los mayores sobre el aprendizaje del inglés a través de una aplicación; en la tercera etapa se construyó una aplicación tecnológica para la enseñanza del inglés a los mayores. Resultados y Discusión: Los datos obtenidos de los 32 artículos comprendidos en los últimos diez años, en los que se observó una interacción satisfactoria por parte de los ancianos en relación con las tecnologías digitales y expresaron la necesidad de una mayor orientación para un mejor conocimiento y manejo de estas herramientas. En la segunda etapa, la investigación se llevó a cabo mediante un cuestionario en línea con 53 personas mayores. Los datos fueron analizados a partir de una categorización temática simple que señaló tres categorías temáticas contemplando las respues-tas de los mayores sobre el aprendizaje del idioma inglés a través de una aplicación, así: a) dimensiones positivas para el uso de las tecnologías en el aprendizaje del idioma inglés según los mayores; b) dimensiones negativas para el uso de las tecnologías en el aprendizaje del idioma inglés y, c) dimensiones neutras según los mayores del estudio. Los resultados obteni-dos en las dos primeras etapas del estudio han contribuido al desarrollo de una aplicación para el sistema Android CogMemo Play, en lengua inglesa, que cubre las tres habilidades de escri-tura, lectura y escucha. Consideraciones finales: A partir de los resultados comprendidos se desarrolló una aplicación que corroborará en la educación, en cuanto a la enseñanza del idio-ma inglés, para personas mayores. Esta aplicación puede utilizarse en el aula como recurso complementario en las estrategias de enseñanza del inglés a las personas mayores.
Palavras-chave: Educação - Idoso
Aplicativo móvel
Tecnologia digital
Linguagem
Education - Elderly
Mobile application
Digital technology
Language
Aplicación móvil
Personas mayors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26396
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WidigianePereiraDosSantosFernandes_Dissert.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons